quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PARQUES NACIONAIS NO MAIOR EVENTO MUNDIAL DO TURISMO DE AVENTURA

PARQUES NACIONAIS NO MAIOR EVENTO MUNDIAL DO TURISMO DE AVENTURA



O painel “Equilibrando Comercialização e Conservação em Parques Nacionais e Áreas Protegidas” é uma das principais ações do Instituto Brasileiro de Turismo, durante a Cúpula Mundial de Turismo de Aventura (Adventure Travel World Summit – ATWS), que acontece nesta semana, em Salta, na Argentina. Em dois momentos do evento, nesta quarta (18) e quinta-feira (19), o representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Pedro Cunha e Menezes, convidado pela Embratur, debate o tema com representantes do Peru e da África do Sul, buscando as melhores práticas e apresentando desafios e soluções alcançadas em cada país. 



OBSERVAÇÃO EMBARCADA DE BALEIAS FRANCAS - UM TURISMO PROIBIDO EM SANTA CATARINA


Enquanto isso, o mesmo ICMbio, que mais atrapalha do que ajuda, faz o possível e o impossível para que o turismo de observação, embarcado, de baleias francas não aconteça em Santa Catarina. Parece mentira mas é a mais pura verdade além da demonstração da mais completa incompetência, já que isso acontece somente em Santa Catarina, no resto do mundo pode. Por conta disso, a frente Parlamentar Catarinense, composta por diferentes deputados federais do estado, se reuniu em Brasília, nesta terça-feira, 17, para exigir o cumprimento de uma determinação judicial por parte da omissão do ICMbio, que ficou responsável por adotar as medidas necessárias para retomar o passeio embarcado de avistamento das baleias francas, na costa Sul do estado catarinense, que está proibido desde 2012.

Praia do Rosa em Imbituba - SC - Um Santuário das Baleias Francas

Ha anos portanto isso vem prejudicando esse fenomenal turismo pois a passagem das baleias francas no litoral catarinense ajuda a fomentar diversos setores da economia local. O incompetente instituto de biologia havia alegado não poder cumprir com as medidas necessárias neste ano por “falta de tempo hábil”, o que de acordo com representantes do turismo de Santa Catarina, prejudicou mais uma temporada de visitações. Para pressionar o ICMbio a cumprir as exigências e retomar a atividade na região, o Turismo Vida Sol e Mar, um dos receptivos que realizava o passeio, protocolou uma petição exigindo à justiça de Laguna que o órgão cumpra com a determinação imediatamente.


De acordo com o presidente do Instituto da Baleia Franca, Enrique Litiman, estima-se que em 2012, ano do último passeio embarcado, mais de 10 mil turistas faziam a atividade por temporada de observação. “Se desde então não estamos podendo fazer a rota embarcada, as perdas têm sido incalculáveis, afetando as pousadas e toda a economia de Laguna, Imbituba e Garopaba e tudo, por uma denúncia sem muito fundamento que foi apresentada ao Ministério Público na época”, afirmou.


“É muito importante que todos os representantes do turismo de Santa Catarina foram a frente para defender a observação de baleias e cobrar do ICMbio o que foi decido pela justiça”, concluiu Litman.


LEVANTANDO VOO


Pesquisa do Ministério do Turismo aponta que 64,5% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses deverão optar pelo avião. Trata-se do maior percentual registrado desde junho de 2014, quando o índice atingiu 66,9% dos entrevistados que pretendem fazer as malas no próximo semestre. Para 25,7%, o carro será o meio de transporte utilizado, enquanto 7,5% optarão pelo ônibus. A ampliação da malha aérea é uma das medidas incluídas no Brasil + Turismo, pacote de ações do governo federal lançado em abril para estimular o setor. Ainda segundo a Sondagem do Consumidor, o Nordeste segue sendo a região preferida dos viajantes com 50,3% de intenção de viagem, seguido pelo Sudeste (21,7%), Sul (15,5%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (4,7%).



EMBRATUR REFORÇA IMPORTÂNCIA DO ACORDO “CÉUS ABERTOS”



Mais desenvolvimento econômico, competitividade e avanço para o País. Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o acordo “Céus Abertos”, por meio do qual a abertura ou encerramento de novas rotas entre Brasil e Estados Unidos passam a ser livres sem limites de voos, pode trazer tudo isso para o País. Segundo o dirigente do Instituto, a aprovação do projeto pode ser crucial para que o setor aéreo possa continuar crescendo e se adequando a demandas dos viajantes estrangeiros e nacionais. O acordo entre os dois países foi assinado em 2012, mas ainda precisa ser referendado pelo Congresso Nacional.



No dia a dia, o acordo traz a chance de as empresas ampliarem a oferta de voos, aumentarem a cartela de serviços e atender novos mercado por meio de rotas aéreas, expandirem e fortalecerem o transporte de carga, impactarem na geração de empregos e contribuição para o crescimento do Brasil, com desdobramentos e ramificações dos benefícios para outros setores da economia e da sociedade.



“Quebrando entraves burocráticos, o Brasil consegue avançar de maneira mais eficaz, impulsionando a economia e fortalecendo diversos setores da cadeia produtiva, como nesse caso o da aviação comercial”, reforça o presidente da Embratur. “Ao passo que provemos maior segurança jurídica, atraímos mais investimentos e oportunidades para o Brasil. Nesse caso, temos também a oportunidade de estimular o fluxo de turistas para o País, ou seja, duas fontes de receitas: os turistas estrangeiros e os investimentos das companhias aéreas”, complementa Lummertz.


MOUNTAIN DO USHUAIA


Nem bem terminou o Mountain Do Lagoa da Conceição, o Kiko já começa os preparativos para 2018 que vem com o retorno de Ushuaia, a cidade mais astral do planeta, no calendário de provas. O Mountain Do é um evento de corrida em trilhas e montanhas, pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas europeias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. 


Trata-se de corridas entre bosques, trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 5 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e também no exterior. Ushuaia é a cereja do bolo com suas paisagens fenomenais.


A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Com o crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes.


O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura!

Clique na imagem para ampliá-la

Falando nisso, Ushuaia - Patagônia Fantástica - Argentina, está com um super estande de 100m² no maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil que começa nessa sexta-feira em João Pessoa - PB. A capital paraibana tem voos diretos com Buenos Aires. Daqui de João Pessoa eu estarei enviando informações.


RENDA DE BILRO


A Galeria de Artes no piso superior do Mercado Público recebe Aa partir desta quarta-feira, 18 de outubro, às 19h30, a Exposição Entre Rendas e Narrativas, em alusão ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, comemorado em 21 de outubro. A mostra segue até 04 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e aos sábados das 10h às 14h. A entrada é gratuita. A exposição apresentará obras dos artistas: Décio David, Elias Andrade, Elita Ramos, Laércio Luiz, Luz Cúrcio, Maria das Rendas, Marilene Orleans, Maurílio Roberge, Tolentino Santanna Neto, Talyta Bastos, Vera Sabino e Jamilly Machado. Todos os artistas convidados desenvolvem a arte de fazer rendas ou criam narrativas pessoais tendo como base a tradição.


A NOITE É UMA CRIANÇA FOI LANÇADA NO HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO

Foto: Fernanda Volpato

O Hospital Infantil Joana de Gusmão recebeu nesta terça-feira, 17, pelo décimo ano consecutivo o lançamento de A Noite É uma Criança – Mostra de Dança Infantil de Florianópolis, cuja 16ª edição ocupará o Centro Integrado de Cultura (CIC) de 24 a 29 deste mês. Desde 2008, a ação paralela da Mostra faz parte do Mês da Criança do Joana de Gusmão, que já lhe conferiu o título de “Amigo do Hospital Infantil”. Atualmente, a instituição que é referência estadual no tratamento de pacientes de zero a 15 anos dispõe de 126 leitos ativos, atendendo os setores de cirurgia, ortopedia, oncologia, cardiologia, queimados e outras especialidades. 

Foto: Fernanda Volpato

A Noite É uma Criança – 16ª Mostra de Dança Infantil de Florianópolis será realizada de 24 a 29 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Mais de 2.600 bailarinos de três a 14 anos, pertencentes a 111 grupos, escolas e academias de Santa Catarina apresentarão 281 coreografias nos gêneros balé, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado.


TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU


Finalizado o mês de setembro, o turismo de Foz do Iguaçu no Paraná, mostra que este é um ano para ser lembrado. Números da secretaria turística da cidade mostra que o fluxo de viajantes aumentou em 16,23% na comparação com os nove primeiros meses do ano passado. A expectativa é ultrapassar a marca história de 1.642.093 visitantes até o final do ano. O mês de setembro também foi positivo em comparação com o mesmo período de 2016. Houve um acréscimo de 8% no movimento de turistas.


COMPLEXO TURÍSTICO DE ITAIPU


Vale lembrar que o número de turistas que esteve em Itaipu durante o feriado prolongado da Padroeira do Brasil (12 a 15 de outubro) superou as previsões do Complexo Turístico Itaipu (CTI). Pelo lado brasileiro da usina passaram 11.795 visitantes, quase 40% a mais do que a projeção inicial, de 8.500 pessoas. Durante o período, houve saídas extras para os principais atrativos, como a Visita Panorâmica, e reforço nas equipes do CTI. O dia de maior movimento foi sábado (14), quando Itaipu recebeu 4.372 pessoas. Na quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, foram computados 2.661 visitantes. 


No Parque Nacional do Iguaçu, que dá acesso ao lado brasileiro das Cataratas, foram 33.614 visitantes entre a última quinta-feira (12) e o domingo (15). Somente no sábado (14), passaram pelo atrativo 10.009 pessoas. O grande movimento turístico em Foz também teve reflexo no setor hoteleiro da cidade. Pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindHotéis), feita nove dias antes do início do feriadão, já apontava uma taxa de ocupação de 89% dos leitos disponíveis na cidade.


SONHO DE NATAL EM CANELA


O 30º Sonho de Natal de Canela iniciará no dia 4 de novembro, prometendo uma edição histórica para celebrar as três décadas do evento natalino. A decoração será uma atração a parte, iniciando no pórtico de entrada do município, que receberá um grande painel de LED, onde serão reproduzidas imagens de Canela e dos eventos que integram a programação do Sonho de Natal. Seguindo em direção ao Centro da cidade, os visitantes serão surpreendidos com um belo caminho de luzes, que remete ao tema central do Sonho: “Siga Sua Estrela”. 


Serão instaladas nas margens da RS-235 e nas principais vias do município centenas de estrelas iluminadas, com tamanhos variados, que chegam a 1,50 metro, além das tradicionais lâmpadas natalinas que enfeitarão plátanos, pinheiros e os postes da região central. A decoração também terá anjos, ursos e Papais Noéis gigantes, nos quais o público poderá interagir, movimentando parte da estrutura dos bonecos.

BROCKER TURISMO É O PRINCIPAL CANAL DE VENDA DOS INGRESSOS


Quem for à Serra Gaúcha na época de Natal poderá escolher entre inúmeros espetáculos. A Brocker Turismo adquiriu milhares de ingressos para atender a seus clientes. Além de Brocker, os tickets podem ser adquiridos com as melhores operadoras do país, parceiras na comercialização dos ingressos dos espetáculos. Veja os destaques da programação: Grande Desfile de Natal; Natal Pelo Mundo; Reencontros de Natal; Espetáculo do Lago; Korvatunturi; Illumination BusTour; Gramado Pass: Combo temático de Natal - Recentemente lançado pelo Grupo Brocker.


CONCURSO ESPUMANTE BRASILEIRO


A principal janela para o mundo dos espumantes brasileiros começou nesta nesta quarta, 18, e segue até sexta, 20, em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante. É o X Concurso do Espumante Brasileiro, que avaliará 308 espumantes de 80 vinícolas. Esta é a maior edição da trajetória do evento, que registra um aumento de 16% no número de rótulos inscritos. A promoção é da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que reunirá mais de 50 profissionais entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, para degustar as amostras.


Participam espumantes elaborados por vinícolas de sete estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, numa demonstração da diversidade da produção nacional. Os espumantes serão degustados às cegas, seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). O concurso segue as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). As degustações serão realizadas na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). O concurso integra a programação da Fenachamp 2017.

Hotel Fazenda Boqueirão - Lages - SC, ícone do turismo rural. Já fez a tua reserva para este final de semana ? Não se esqueça que durante a semana 50% de desconto nas diárias. 

BELLA DA SEMANA



Ela tem 19 anos e faz o estilo pequenininha, daquelas que dá vontade de pegar no colo e não largar mais! Gaúcha de Constantina, Julia Picoloto trabalha com fotografia e atualmente faz curso superior na mesma área. Nas fotos para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). O ensaio inédito já está no ar. Assinantes do site têm acesso a todo o conteúdo, sem restrições.