quarta-feira, 15 de junho de 2016

VILLA FRANCIONI NA EXPOVINIS

FEIRA DE VINHOS


A vinícola catarinense Villa Francioni, marca presença novamente na Expovinis, apresentando os rótulos produzidos no stand da Mercovino,  distribuidora  da empresa no estado de São Paulo. Estão sendo aguardados clientes, profissionais da área, jornalistas, formadores de opinião, público em geral e apreciadores dos vinhos produzidos na serra catarinense, numa altitude de 1.260 metros acima do nível do mar. A vinícola lança no evento, o VF Chardonnay -  Safra 2015. O VF Chardonnay Lote I, tem história na Expovinis,  foi escolhido como o melhor da categoria em 2006, no Prêmio Top Ten. Durante os três dias de evento serão degustados vinhos das linhas: VF, 
Joaquim e Aparados. 


Para a presidente da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, “o momento é oportuno para apresentarmos a evolução de nossos vinhos após mais de dez anos de avanços no exigente mercado nacional. A conquista de vários prêmios comprova o reconhecimento do setor à empresa, que tem foco na excelência”.  Hoje a produção anual da Villa Francioni fica em torno de 160 mil garrafas. A empresa comemora a premiação conquistada recentemente pelo quinto ano consecutivo,  como melhor vinícola de Santa Catarina - Top Of Mind.


O projeto inovador e diferenciado da vinícola idealizada pelo fundador, já falecido, Dilor Freitas, foi construído em cinco níveis, diminuindo as transferências mecânicas.  Os níveis 5 e 4 da empresa são utilizados para a fermentação do vinho que é levado aos andares inferiores naturalmente através da força da gravidade, em tubulações de aço inoxidável. O processo de engarrafamento é todo automático. A colheita é totalmente manual, realizada somente em horários de temperaturas mais amenas, eliminando a possibilidade de fermentação precipitada. Todo processo de produção da vinícola, classificada como boutique, foi idealizada a partir dos melhores processos de regiões produtoras do mundo. E um dos principais objetivos ao longo destes anos também foi alcançado: o fomento ao enoturismo. 


Em média, por mês, mais de 3 mil visitantes visitam a Villa Francioni, vindos dos mais diferentes estados e também do exterior. As visitas guiadas acontecem todos os dias do ano. Para degustar, conhecer a história e o processo de elaboração dos vinhos, basta acessar ao site www.villafrancioni.com.br e fazer a reserva. Desde fevereiro, o Bistrô Bacco, instalado na propriedade da vinícola Villa Francioni, oferece o serviço de alimentação para os visitantes e turistas que passam pela propriedade, principalmente nesta época do ano, em que as temperaturas ficam abaixo de zero grau. O espaço gastronômico destaca o menu temático, preparado essencialmente com produtos da região. Neste mês de junho entrou em funcionamento a Pousada Villa dos Vinhedos, instalada na propriedade da vinícola, trazendo mais uma opção para quem busca uma experiência completa no universo do vinho.


BALNEÁRIO SABOROSO

Acqualina Bistôt - Infinity Blue Resort & spa

Focando no uso de ingredientes regionais e na criação de receitas exclusivas, a 7ª edição do Balneário Saboroso inicia no próximo dia 7 julho com a participação de 38 restaurantes, que representam a diversificada e rica gastronomia do litoral.  Neste ano, o evento contará com várias novidades, entre elas uma semana a mais de festival, que segue até dia 31, atendendo a um pedido do público. 


O formato de menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa está mantido e será oferecido pelo valor de R$ 49,90 para uma ou até duas pessoas. Outro grande destaque deste ano é a aula show de encerramento, que traz no dia 28 o renomado casal de Chefs Rueda. Janaina comanda o Bar Dona Onça, que apresenta um resgate da comida paulistana boemia. Já Jefferson, com 20 anos de carreira, apresenta criações nada óbvias e releituras no seu mais novo negócio, A Casa do Porco, que inaugurou ano passado.


O 7º Festival Gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e tem confirmado como patrocinadores a Embraed Empreendimentos, a Importadora Decanter e a Cachaça 51, além dos seguintes apoiadores: a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú – através da Secretaria de Turismo, o SEBRAE Santa Catarina, a UNIVALI – através do Curso de Gastronomia, o Infinity Blue Resort & Spa e a Cristal Blumenau. Mais informações na fanpage do evento ou pelo site: http://www.balneariosaboroso.com.br/


OURO PARA O BRASIL

Enólogos

Durante três dias, Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, viveu mais um grande momento do mundo do vinho. O VIII Brazil Wine Challenge, realizado de 7 a 10 de junho, reuniu 53 especialistas nacionais e internacionais para avaliarem 623 amostras de vinhos e espumantes vindas de 17 países. Os rótulos premiados no único concurso brasileiro com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), foram conhecidos no jantar de encerramento desta sexta-feira, 10, no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos. Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai foram as estrelas da noite.


Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega, o Brazil Wine Challenge reuniu rótulos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai, consolidando-se como um dos mais importantes das Américas. Das 623 amostras inscritas, 30% foram premiadas, ou seja, 187 medalhas, sendo quatro Grande Ouro, 113 Ouro e 70 de Prata. O Brasil, por ser o país sede e reunir o maior número de amostras inscritas, alcançou 114 medalhas, seguido por Portugal com 34, Uruguai com 12, Argentina com 10, Chile com sete e Alemanha com três. Austrália, Estados Unidos, França, Grécia e Nova Zelândia obtiveram uma medalha cada.


O grande destaque caiu sobre Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai, países que ostentaram as quatro Grandes Medalhas de Ouro. Isso significa que estes quatro rótulos se sobressaíram sobre os demais com pontuação acima de 93 pontos. Foram 12 horas de degustações. Os seis júris, formados por cinco especialistas cada, além do presidente da mesa, provaram vinhos, espumantes, vinhos licorosos e destilados. Todo concurso contou com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garantiu maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresentou excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.

Hotel Cercano - Gramado

SEGMENTAÇÃO & OFERTAS NO FESTURIS


Detentor de um formato diferente, quando o assunto é evento voltado ao turismo no Brasil, o FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo, caracteriza-se por sua abrangência nacional e internacional e, principalmente, pela segmentação. Este ano o evento terá sua 28ª edição. Dentro do Serra Park a feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Ganham ainda destaques os destinos regionais, nacionais, internacionais, operadoras, veículos e comunicação e cias aéreas. São 2500 marcas expostas em mais de 450 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes.


Esta segmentação impulsiona ainda mais a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos. Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).


Já no Palácio dos Festivais o foco é o conhecimento. Durante os dois dias de evento, no Congresso, ocorrem palestras com os principais cases do mercado turístico do Brasil. Em 2015 palestraram Guilherme Paulus (GJP), Aldo Leone Filho, (Agaxtur), Alexandre Gehlen (Rede Intercity), José Eduardo Mendes (Hotel Urbano), Juarez Barrozo (Redetur), Araceli Ramos (Casa Cuervo), Milagros Ochoa (Perú), Fábio Sicilia (Pará), entre outros. Foram mais de 8 horas de troca de experiências e conhecimento. Para a edição de 2016, que ocorre de 3 a 6 de novembro, já existe a confirmação de participação de algumas das maiores operadoras e agências do país e da América e Europa, além de 11 cias aéreas, 21 países e 13 estados.


FESTIVAL DAS CATARATAS


Já estou na magnífica Foz do Iguaçu para o  11º Festival de Turismo das Cataratas, cuja abertura acontece nesta quarta-feira, 15, às 20h, no Rafain Palace Hotel. Durante a solenidade, será entregue o Troféu Cataratas “Centenário Paranaense do Turismo” - e na sequência será aberta oficialmente a Feira de Turismo e Negócios. 


Assim como em outras edições, o 11º Festival de Turismo das Cataratas novamente abrirá espaço para as manifestações artísticas. Três renomadas atrações fazem parte do Salão de Arte e Cultura: o Museu Oscar Niemeyer (MON), a artista plástica Maria Cheung e o pintor Orlando Rodriguez.


Além de acompanhar a programação completa do evento e criar a sua agenda personalizada, também é possível receber informações em tempo real e trocar contatos com outros participantes. A tecnologia será um dos temas de destaque da 11ª edição do Festival de Turismo de Cataratas. Além acompanhar o Hackatour Cataratas e o Salão E-Marketing Cataratas, os participantes ainda poderão saber tudo sobre o Festival por meio de um aplicativo oficial, que nos próximos dias estará disponível para ser baixado nas plataformas iOS, Android e Windows Phone. A empresa SMART, de Foz do Iguaçu, foi responsável pelo desenvolvimento do app que deve ampliar o nível de interação entre o público e o evento. Entre as principais funcionalidades, o “Cartão de Visitas” permitirá a troca de dados dos participantes por meio do escaneamento de QRCode num processo bastante intuitivo.


BIKE & ÔNIBUS


Um belo exemplo a ser seguido, principalmente pelos nossos governantes que "governam" de costas para o mar. Há alguns meses pedalei em Curitiba. Achei o máximo aquelas super avenidas para pedalar. Agora mais outra novidade. Os ciclistas da capital paranaense passaram a contar  a partir do último dia 10, sexta-feira, com a possibilidade de embarcar sua bicicleta em um ônibus da linha Centenário/Campo Comprido. A experiência foi feita com o biarticulado DE 710, adaptado para transportar com segurança duas bicicletas e, se aprovada, será expandida para outras linhas. 


O projeto BRT Bike foi desenvolvido em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal de Trânsito. Embarquei com minha bicicleta no Terminal Campina do Siqueira, seguindo viagem até a estação Gastão Câmara. A ideia é fortalecer a integração de diferentes modais de deslocamento.


Neste final de semana que passou, fui até a Praia do Santinho. Sabe quantas ciclovias nas novas pistas? Nenhuma. Um caos, além de um perigo constante onde tem sempre ciclista sendo atropelado. Já imaginaram o descaso deste desgoverno com o cicloturismo? Numa ilha praticamente em linha reta em sem grandes obstáculos. São horas que me dá um imenso nojo do descaso do poder público. Cezinha, já vais tarde ô !!!! Mas vá de carro pra não ser atropelado na SC 401 que também não tem ciclovia e onde vários ciclistas já morreram. 


BRASIL RIDE


Falando em bike, chegou em Santa Catarina o Brasil Ride ! Mais um final de semana inesquecível ! Dias 6 e 7 de agosto. Não fique de fora, inscrições abertas. http://www.romasportsmkt.com.br/brasilride/sc/.
#brasilride #brasilride2016 #brasilridewarmup. 


MOVIMENTO NA SERRA CATARINENSE

Veja o vídeo e entenda o que é gostar de fila e passar trabalho

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a rodovia da Serra do Rio do Rastro teve um aumento de mais de 850% no número de tráfego de veículos neste ultimo final de semana. Todas as pousadas, hotéis, hostels, resort e casas de amigos estiveram lotadas. Bom Jardim, Urupema, Lages, Urubici souberam de fato aproveitar a mídia gratuita e mundial por conta do nosso super inverno. Só em Urubici 103 pousadas a mais. Em Urupema os números de pousadas começam a crescer, assim como bares e restaurantes. Só frio não segura turista algum. Leiam, observem e aprendam. Vale informar que pelo menos 90% desse povo subiu sem reservas em lugar nenhum. É o mais puro amadorismo. Que se precaveu, curtiu o frio de camarote. 

Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra

3ª MEIA MARATONA DE ITAJAÍ


Uma grande confraternização esportiva marcou no último domingo, 12,  as comemorações pelos 156 anos de Itajaí. No total, 350 apaixonados por corrida participarão da 3ª Meia Maratona, com distâncias de 21 km e 5km. Neste ano o trajeto foi alterado e os atletas deram duas voltas em sistema de circuito pelos principais pontos turísticos e tradicionais da cidade, como o Mercado Municipal, Centreventos, Pedra Bico de Papagaio e Praia de Cabeçudas.


EMBRATUR EM REDE SOCIAL CHINESA


Com o intuito de convidar turistas chineses para conhecer o Brasil antes, durante e depois da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, o Visit Brasil (plataforma promocional do Brasil no exterior) lança um perfil na rede social Sina/Weibo. O canal internacional da Embratur passa a divulgar os atrativos turísticos na mídia social conhecida como o “Twitter chinês” desde a última segunda-feira, 13. Considerada uma das maiores plataformas interativas de mídia social da China e do mundo, o Weibo possui 600 milhões de usuários, só no País asiático. As postagens abordam os diversos motivos para amar o Brasil. O perfil é alimentado com conteúdos curtos, informativos e lúdicos, visando vender as experiências que o País oferece, como cidades, natureza, gastronomia, povo e cultura. 



AVIANCA POUSANDO BEM


A Avianca Brasil realizou nesta última segunda-feira (13) os primeiros voos comerciais domésticos de passageiros do país sob a Categoria III (A) de visibilidade, para os quais recebeu certificação inédita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no dia 20 de maio. Essa modalidade de operação permite que as aeronaves se aproximem por instrumentos e pousem em segurança, mesmo em condições visuais mais restritas, de apenas 200 metros. A inovação beneficia, principalmente, os passageiros, que não precisam mais descer em outros aeródromos em função do mau tempo. Eu mesmo, em outra companhia aérea não pude pousar em Florianópolis indo direto para Curitiba. Um caos, e ainda voltar de ônibus. Pela manhã, os 427 clientes da companhia que viajavam de Curitiba, Goiânia e Salvador para Guarulhos chegaram ao seu destino no horário previsto, enquanto 12 voos domésticos de congêneres tiveram que alternar para localidades como Campinas, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, por causa do nevoeiro. O processo de certificação da Avianca Brasil levou quatro anos e incluiu investimentos de R$ 4,5 milhões em tecnologia e treinamento.


CAMINHOS DO FRIO


Morro de rir disso. Mas dizem que existe frio no Nordeste. Nunca vi. Enquanto nós encaramos sensações térmicas abaixo de 30 graus negativos, a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio vai ser apresentada nesta terça-feira (14) no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. A Rota Cultural Caminhos do Frio é o principal evento turístico da região do brejo paraibano. Conforme foi anunciado em fevereiro deste ano, pelo Fórum de Turismo do Brejo, os festejos terão início no dia 04 de julho, na cidade de Areia, e terminarão em 04 de setembro, em Alagoa Grande. Em 2016 a Rota Cultural chega a sua 11ª edição com dois novos municípios (Matinhas e Remígio), totalizando nove cidades (Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova). Venha pra Cá minha querida e grande amiga Ruth Avelino e Fabio Cardoso. Nesta segunda Floripa amanheceu com zero grau. Vem, sentir frio por aqui vem !


O Fórum de Turismo do Brejo, que organiza o evento, informa que na divulgação da programação deverão estar presentes todos os prefeitos e ou representantes das cidades que integram a Rota Cultural, além das entidades envolvidas. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, é uma das incentivadoras da realização da Rota Cultural. Segundo a executiva paraibana, ao chegar a sua décima primeira edição, o evento confirma a parceria entre o Governo do Estado, as prefeituras e os empresários envolvidos na realização do evento.


Durante o maior Festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA, o turista poderá receber informações sobre esses destinos. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureaue e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo. Com a primeira edição em 2010, em formato de workshop, contou com presença de de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos de PE, PB e RN.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI