sábado, 24 de janeiro de 2015

TURISTAS & ECONOMIA

TURISTAS & ECONOMIA


Assim como as praias do litoral norte de Santa Catarina, Joinville comemora o movimento de turistas que vem impulsionando a economia da cidade, desde o início da temporada de verão. A completa infraestrutura, a localização estratégica e os preços competitivos em serviços como hotelaria e gastronomia, atraem cada vez mais visitantes que vêm curtir férias em Santa Catarina, mas que escolhem Joinville para se hospedar, passear e, também, como ponto de partida para roteiros diários pela região. No Centro Comercial Expoville o movimento é intenso desde os primeiros dias do ano. O local é tradicional ponto de parada para turistas que viajam de carro ou ônibus e oferece produtos típicos de Joinville.

DIVERSÃO & ARTE


Vale destacar que o interesse do turista que chega a Joinville não se restringe aos serviços de hotéis e restaurantes. Nas CATs (Centrais de Atendimento ao Turista), os visitantes buscam informações sobre opções de lazer e entretenimento, incluindo ícones como Escola do Ballet Bolshoi, museus e o famoso passeio no Barco Príncipe. Outro aspecto que comprova a consolidação de Joinville como destino turístico, é a diversidade do público que chega à cidade. Na CAT do aeroporto, desde o início do ano, além dos turistas brasileiros, também passaram visitantes vindos da Inglaterra, França e Alemanha. Já na CAT do Pórtico da Rua XV de Novembro, um dos principais acessos à cidade, foram atendidos turistas oriundos do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, dos países do Mercosul, como Paraguai, Uruguai e Argentina, e também, da Europa, incluindo Portugal e Espanha.


Para o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, a manutenção dos equipamentos e pontos turísticos é fator essencial para o constante crescimento do turismo da cidade. “Estamos trabalhando intensamente para consolidar Joinville no ranking dos principais destinos turísticos da região Sul. Para isso, investimos na melhoria dos nossos equipamentos e buscamos novas opções de atrativos para que os visitantes aproveitem, recomendem e retornem outras vezes à cidade”, conclui Esbiteskoski.


INFINITY BLUE



Minha casa em Balneário de Camboriú (Praia dos Amores) o Infinity Blue Resort & Spa acabou de ser eleito um dos melhores resort para famílias da America do Sul, prêmio este concedido pela TripAdvisor. A escolha corresponde a votação do próprio hóspede. Sem dúvidas merecidamente. 

ABAV 60 ANOS


A ABAV Nacional coloca no ar nesta quinta-feira (22/01) um QUIZ com o tema “ABAV 60 anos - Você onhece a história da sua entidade”, na esteira da recém criada versão eletrônica da obra impressa lançada no ano passado. Para participar e concorrer à premiação, exclusiva para agentes de viagens associados à entidade, basta curtir a Fanpage ABAV Nacional, preencher o cadastro e responder, corretamente, as dez perguntas de múltipla escolha do QUIZ, todas relacionadas a fatos pontuados no livro de 60 anos. A a promoção termina no dia 05/02/2015, com a seleção dos participantes que tiverem 100% de acerto nas respostas e condução do sorteio eletrônico.


A proposta do QUIZ é testar o conhecimento dos agentes de viagens em relação à história da entidade. “São questões que ressaltam a importância da entidade no contexto do turismo nacional e ajudam a valorizar o trabalho desempenhado pelos agentes de viagens, contribuindo para projetar a nossa associação ainda mais como fonte de referência para o setor", declara Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional. A entrega do prêmio será realizada na sede da ABAV estadual em que o agente de viagem vencedor estiver associado. O QUIZ pode ser acessado por link disponibilizado na Fanpage da entidade www.facebook.com/AbavNacional.


DISTRIBUIDORES DE PASSAGENS


Nasceu uma nova entidade fundada pelas empresas Ancoradouro, Esferatur, Flytour, Gapnet e Rexturadvance, que convidaram Cássio Salles Oliveira para assumir o desafio de organizar a implantação da associação e para promover o seu desenvolvimento. Apesar da AIRTKT nascer por iniciativa dos grandes distribuidores, “a ideia é convidar os demais para se afiliarem e juntos proporem uma pauta que venha racionalizar e valorizar as atividades da distribuição dos serviços aéreos para os agentes de viagens”, informa Oliveira.


JOÃO PESSOA


Dados do Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo - PBTur - apontam que, em 2014, o fluxo de hóspedes estrangeiros em João Pessoa apresentou um crescimento de 121,44% sobre igual período passado. Os principais emissores foram Itália (17,51% de incidência),  Estados Unidos (11,32%), Japão (7,89%), Portugal (7,48%) e Alemanha (7,36%). A região Nordeste foi a  principal emissora de turistas, com 45,76% de incidência, seguida da região Sudeste com 32,92%; Centro-Oeste, com 10,45%; Sul, com 8,78%; e, por último, a região Norte, com 2,09%. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Em números absolutos, a região Nordeste teve o maior crescimento anual com 10,54%, por outro lado, a região Centro-Oeste apresentou o menor crescimento, com -6,51% O estado de São Paulo continuou sendo principal emissor, mas perdeu espaço na participação total, caindo de 20,71%  para 18,42%. Os outros emissores estaduais foram Pernambuco (17,58%), com crescimento em número absoluto de 6,81%; Rio Grande do Norte (10,94%), crescimento absoluto de 7,73%; Rio de Janeiro (8,55%), crescimento absoluto de 16,91%, Distrito Federal (7,15%), com decréscimo em número absoluto de 9,12%.


ARGENTINOS EM RECIFE


Neste sábado (24), o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras participou da cerimônia de corte da fita dando início ao voo inaugural da TAM Recife-Buenos Aires, a partir das 14h. Já no domingo (25/1), os passageiros provenientes de Buenos Aires foram recebidos em clima de Carnaval. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), levou para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Recife o grupo Balé Cultural de Pernambuco, que deu as boas vindas ao grupo, distribuindo sombrinhas de frevo. O voo elevou o potencial da demanda de argentinos em Pernambuco, dada a qualidade das praias e as oportunidades de turismo que existem no Estado. 


A Argentina é, hoje, a principal emissora de turistas para Pernambuco na América Latina, ocupando o terceiro lugar no ranking internacional (atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha). A nova rota será operada por um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Com a nova rota Recife - Buenos Aires, Pernambuco passa a contar com cinco voos diretos para destinos internacionais. São eles: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; cidade do Panamá, através da Copa Airlines; e Frankfurt, operado pela Condor. No total, Pernambuco está conectado a 62 destinos em 29 países em todo o mundo. “O novo voo vai potencializar a emissão de turistas da América Latina para nosso Estado, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.


FIACULT

O Festival Internacional Audiovisual da Cultura e Turismo abriu nesta semana as inscrições para as produções de filmes nacionais e internacionais de turismo, comerciais e culturais, que serão exibidos e concorrer na II edição do evento. O evento reunirá, para mostra de cinema e premiação final, nos dias 19 e 20 de setembro, em Florianópolis (SC), produções de filmes nacionais e internacionais de diversas áreas dos setores turístico, cultural e comercial, além de serem exibidos, com opções de votos, pela internet.


Podem ser inscritos no FIACULT os destinos nacionais e internacionais como: filmes de produtoras, de publicidade de qualquer área, gastronômicos (Restaurantes , bebidas e produtos alimentícios), hotéis,  operadoras de turismo,empresas de esporte e aventura, Conventions bureaus, de produtoras,  estudantes, as agências de publicidade, órgãos e empresas do turismo e cultura, de negócios, destinos e demais profissionais e empresas de qualquer segmento. O Festival de cinema de curtas  terá a cultura como tema principal, não sendo fechado somente para a área de turismo e assim abre a possibilidade para que um maior número de publicitários, estudantes e demais profissionais da área cultural e turística apresentem seus trabalhos. O evento tem também o objetivo de estimular a cultura, a criatividade de produtores independente de filmes e divulgar os principais produtos e filmes inscritos no FIACULT.


JURI

Os vencedores serão escolhidos por um Júri nacional e internacional formado por profissionais das áreas de turismo, cinema, artes cênicas, imprensa, membros acadêmicos, autoridades governamentais, incluindo a comissão executiva do Festival de Cinema Internacional de Audiovisual da Cultura e Turismo. A ultima edição do evento, realizada em setembro de 2014, reuniu mais de quarenta produções do Brasil e exterior. Além de serem disponibilizados, com grande numero de visualizações e votos no site do FIACULT e no You Tube, todos os filmes foram exibidos nos dias 29 e 30 de setembro no cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis.


USHUAIA - EL CALAFATE

Clique na imagem para ampliá-la

Meus amigos Gladson (João Pessoa) e Julio (Brasília) ficaram impressionados com a beleza de Ushuaia, com o acolhimento e receptividade do povo de lá, da atenção dispensada pela Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, pela Ana Kuhlen, proprietária do Hotel & Spa Cilene del Faro, um atendimento brasileiro em terras argentinas, pela gastronomia, começando pelo Chef Lino Adilon do Restaurante Volver e terminando pelo calor humano no Tren del Fin del Mundo, recepcionados que foram pelo grande amigo Ruben Diaz. Uma aventura que ainda não terminou. Já na estrada com destino às geleiras de El Calafate. Realmente uma experiência única a Terra do Fogo.