terça-feira, 28 de outubro de 2014

DÉFICIT

DÉFICIT


Nem mesmo a alta de quase 10% do dólar – que poderia impulsionar as exportações e frear os gastos – fez com que o Brasil não registrasse o pior rombo nas contas externas em setembro. O déficit cresceu nada menos que 186% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado de todas as trocas de serviços e comércio com o restante do mundo ficou negativo em US$ 7,9 bilhões: o maior desde 1947, quando o Banco Central começou a registrar os dados. O Banco Central mostrou, em sua Nota do Setor Externo que os brasileiros consumiram no Exterior 2,387 bilhões de dólares, valor 11,1% superior ao visto no mesmo mês de 2013. Os dispêndios também foram recorde para meses de setembro e o segundo maior resultado mensal de toda a série histórica, só perdendo para julho deste ano, com 2,41 bilhões de dólares gastos lá fora.

Em apenas sete meses deste ano, turistas gastam US$ 14,9 bilhões em viagens fora do país. Muitos se surpreendem com produtos de qualidade, hotéis e restaurantes bem mais em conta que no Brasil. Nem mesmo a retração econômica inibe compras

O aumento de gastos de brasileiros aconteceu mesmo com a forte oscilação do dólar ante o real. Segundo a agência Reuters, no mês passado, o dólar avançou 9,33%, fechando em 2,44 reais, a maior valorização mensal da moeda americana desde setembro de 2011. Considerando o ano todo, o saldo líquido (diferença das despesas dos estrangeiros e brasileiros) ficou negativo em 14,213 bilhões de dólares, 4,4% a mais do que no mesmo período de 2013. De janeiro a setembro, os brasileiros já consumiram 19,641 bilhões de reais (alta de 5,3% ante 2013), enquanto os turistas de fora despenderam 5,427 bilhões de dólares no Brasil (avanço de 7,7%). Aguardem o mês de dezembro, janeiro e fevereiro. é mais barato, fácil e rápido ir para o exterior.

VOANDO BAIXO


Por conta dos preços abusivos das passagens aéreas nacionais além do péssimo serviço a bordo e o tempo que se leva de um destino a outro, as companhias aéreas "nacionais" estão perdendo cada vez mais mercado, tanto que a as piores, Gol e TAM perderam participação de mercado em voos domésticos em setembro ante o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Gol anunciarem os resultados de setembro e do terceiro trimestre. A demanda doméstica subiu 3,2% em setembro sobre um ano antes, "completando 12 meses consecutivos de crescimento e atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos", informou a Anac em comunicado à imprensa. Já a oferta interrompeu sete meses de queda e cresceu 1,7% em setembro na mesma base de comparação.

LIXO ZERO


Entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Acibalc, em parceria com a Encaminhe Certo, traz para Balneário Camboriú, o especialista em gerenciamento de resíduos sólidos Pal Martensson. A palestra será dia 5 de novembro, na Univali de Balneário Camboriú, às 18h e será gratuita. Pal é Diretor do Departamento de Água e gestão de lixo da cidade de Gotemburgo, na Suécia. Supervisiona cinco centros de recuperação de recursos, incluindo o primeiro eco-parque do mundo, o Kretsloppsparken Alelyckan, criado e desenvolvido por ele e usado como modelo mundial para setores públicos e privados. Quando separamos e encaminhamos nossos resíduos corretamente, deixamos de encaminhar esses resíduos para o aterro sanitário. O município ganha muito, pois deixamos de pagar para aterrar materiais que podem ser reaproveitados e damos uma vida útil ao aterro. A cada dia que passa, fica mais difícil gerenciar os resíduos, pois estamos encaminhando tudo para os aterros, sendo que podemos reaproveitar 85% desses resíduos.



TOP TURISMO


Nesta última terça-feira 28, a Festa das Flores de Joinville recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB/2014, honraria que reconhece o evento como a melhor festa regional de Santa Catarina. O presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, e representantes da AJAO (Agremiação Joinvillense dos Amadores de Orquídeas) – entidade correalizadora da Festa das Flores – receberam o prêmio, em solenidade que aconteceu no Parque Beto Carrero.


“Recebemos a premiação com muita alegria, principalmente por estarmos em fase de preparativos finais para a 76ª Festa das Flores, quarta edição internacional do evento, fato que valoriza ainda mais a qualidade das nossas flores, o trabalho dos nossos produtores e, certamente, o nome de Joinville em nível mundial”, comenta Esbiteskoski. O Top Turismo - Medalha João Batista Sérgio Murad – Beto Carrero é uma distinção que surgiu em 2008 para reconhecer trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento e promoção da atividade turística no estado. A iniciativa é uma parceria da ADVB/SC com o governo de Santa Catarina e o Parque Beto Carrero World.


REFERÊNCIA NO TURISMO

Clique na imagem para ampliá-la

Já Piratuba, em nossa Rota da Amizade recebeu pelo segundo ano consecutivo o “Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo”. O prefeito Claudirlei Dorini, o vice, Mauri Lenhardt e demais autoridades participaram da cerimônia de entrega do prêmio na noite desta terça-feira, 28, no Parque Beto Carrero. Quem premia é a SANTUR, que todos os anos reconhece o município, o empreendimento e a personalidade que mais contribuem com o turismo do Estado. Piratuba venceu na categoria “Município de Excelência” em 2014. O município mereceu e realmente merece, pois se destaca no turismo catarinense, por tudo aquilo que faz. Tem qualidade ao receber as pessoas, na gastronomia, na estrutura, nos atrativos e nas ações voltadas ao turismo. Piratuba hoje é muito mais do que águas termais, é efetivamente um polo de atração turística, com capacidade para receber todos aqueles que desejam passar bons momentos, descansar e aproveitar.


BNT MERCOSUL

Nos dias 21 e 24 de outubro a BNT Mercosul promoveu Rodadas de Negócios em Santiago, no Chile, e em Córdoba, na Argentina. Mais de 300 importantes operadores e agentes de viagens das cidades chilena e argentina que mais vendem o Brasil compareceram nos workshops. Cada rodada teve duração de quatro horas onde empresas e destinos turísticos brasileiros apresentaram suas novidades e tarifários para a próxima temporada de verão. Realizadas para promover o relacionamento comercial e a geração de negócios, os eventos em formato de rodadas de negócios têm superado as expectativas dos expositores brasileiros participantes a cada ano devido, especialmente, pelo público qualificado que atrai.

Clique na imagem para ampliá-la

Além da presença de empresas de turismo, como hotéis, pousadas, resorts, receptivos e outros serviços do setor, o evento contou com a participação dos destinos turísticos brasileiros: Santa Catarina; Guarujá,SP; Mato Grosso do Sul; Foz do Iguaçu, PR; Rio de Janeiro e Costa Verde e Mar (SC). Entre os operadores de turismo do Chile que vendem o Brasil marcaram presença empresas como: ADS MUNDO; ANDES REPS; ALL WAYS TravelGroup; A.T.N. ACTION TRAVEL NET S.A; BRAZIL REPS; EUROANDINO; EXPAN TOURS; KUALITY TOUR OPERATOR; OTSI; PAYSANDÚ; PANAMERICANA TURISMO; RAI TRAI; TURIS CLUB; UNIMUNDO Travel; AEROLINEAS ARGENTINAS; GOL; SKY AIRLINES e LADEVI. Na Argentina, estiveram presentes: BON BINI; CHASMA TOURS; DELFOS Operador Mayorista; FREE WAY OPERADORA; GIT S.R.L. – Grupo de Inversiones Turísticas; JULIÁ TOURS; KMB Viajes y Turismo; LO MEJOR; MEDITERRANEA TURISMO; OLA Mayorista de Turismo; ROLLING TRAVEL; SIGA Operador Turístico; 360 REGIONAL TOUR; TN OPERADOR MAYORISTA; JUAN TOSELLI Internacional Tours; LADEVI.


ABAV EXPO 2015


Pouco mais de um mês após o término da 42ª edição, uma nova ABAV – Expo Internacional de Turismo começa a ser desenhada para 2015. Entre algumas das mudanças já estabelecidas pela organização estão a data, o horário e o formato da feira, que volta a ser dedicada com exclusividade ao mercado profissional. “Apesar dos excelentes resultados desta edição, identificamos alguns aspectos da formatação da feira que precisamos avaliar com mais assertividade, e é nisso que trabalharemos nos próximos meses”, antecipa o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


Confirmada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e com a data agendada para o período de 24 a 26 de setembro – quinta-feira a sábado, desta vez, e não mais de quarta a sexta-feira, como em anos anteriores -, a ABAV Nacional atende a uma reivindicação dos agentes de viagens que encontram dificuldade em visitar a feira em dias úteis. Muda também o horário, que passa a ser fixado das 12h às 20h, também visando dar maior flexibilidade à visitação dos profissionais. A abertura solene, na véspera da inauguração da feira, reincorporada à programação este ano, será mantida em 2015 e já está marcada para o dia 23 de setembro, ainda sem local definido.  Mantém-se também, a exemplo de anos anteriores, a parceria com Abracorp, Abeta e Braztoa, na realização de seus respectivos eventos no âmbito da ABAV Expo. 


Já a abertura ao consumidor, testada nas duas últimas edições, não obteve consenso entre os participantes.  “Embora tenhamos tido uma boa repercussão e números de visitação muito acima da edição anterior, sem a adesão do mercado nosso propósito perde a sua eficácia. O objetivo com a abertura ao público final era estimular uma participação integrada dos agentes de viagens com os expositores na feira. Uma contribuição valiosa em um momento em que, mais do que nunca, o atendimento personalizado e qualificado é o grande trunfo do agente de viagem, e esse era o conceito que pretendíamos reforçar junto ao consumidor final”, explica Azevedo.


De acordo com o dirigente, houve compreensão por parte da organização de que este talvez não tenha sido o momento mais oportuno para avançar com um modelo que fora do Brasil já é tendência nas feiras do setor. “Bem compreendida e assimilada, esta é uma proposta que pode ganhar maior adesão no futuro. Para 2015, foi senso comum entre os expositores e visitantes que a ABAV Expo deveria voltar a concentrar o foco no mercado B2B”, completa Azevedo.

TURISMO RURAL BRASILEIRO


O Turismo Rural Brasileiro ganhou destaque no país e fora dele em 2014, sendo por isso, o case de sucesso de destino mundial no Congresso Internacional de Turismo Rural, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em Reguengos de Monsaraz, Portugal, com a presença de diversos países da Europa, América e África. O evento pretende constituir um importante fórum de discussão sobre as grandes questões e desafios que se colocam na atualidade à realidade regional, nacional e internacional desta importante área de produção turística, tendo como pano de fundo o advento do novo período de programação dos Fundos Europeus e de Investimento e o papel que estes poderão desempenhar no apoio às respectivas políticas de fomento e de promoção.


Andreia Roque tem a responsabilidade de representar o Brasil, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), como case de destaque mundial no desenvolvimento do Turismo Rural, apresentando as ações, parcerias e investimentos que foram realizados visando o desenvolvimento da inteligência turística no setor. “Foi um ano rico para o Turismo Rural Brasileiro. Este convite ao Brasil é a sua consagração internacional no posicionamento da atividade como destaque em nível mundial”, comenta Andreia.


TALK SHOW


No próximo dia 04 de novembro, terça-feira, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, Luiz Mór vice-presidente da TAP, que vive em Lisboa, estará descontraído em bate-papo com José Antônio Anonymus Gourmet Pinheiro Machado. Com a mediação de Henrique Raizler, o talk show pretende enriquecer as discussões sobre o turismo buscando saber como são as atrações que movem milhares de aventureiros, curiosos, experimentadores e de que forma podem-se as desenvolver no RS e no Brasil. O talk show Mapa Mundi está em sua 11º edição e está forjando um novo momento turístico para nosso estado, com uma proposta ousada de revisão e renovação, onde nessa edição os participantes nos brindarão com suas ricas experiências, e entendimento sobre o tema que mais encanta, o turismo. Mór é gaúcho de Cachoeira do Sul. Atua há mais de 30 anos na aviação nos setores de venda, marketing e administração superior em empresas referência tanto no Brasil como na Europa. José Antônio Pinheiro Machado, o Anonymus, é gaúcho, advogado, escritor, apresentador de programa em TV, jornalista sendo uma personalidade reconhecida no RS e Brasil.


BROCKER NO FESTURIS 


Como sempre,  a Brocker Turismo é presença garantida na 26ª edição do Festival do Turismo de Gramado. A Brocker é considerada e melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha. Paralelo ao evento entregará o Troféu Infinito, que premia as melhores agências de turismo que venderam o destino Serra Gaúcha tendo a Brocker como receptivo. É uma satisfação realizar essa festa para os nossos principais clientes, todos os anos, e premiar o empenho dos 15 primeiros nas vendas da Serra Gaúcha", comenta a diretora Adriane Brocker Boeira. 

CHEF FACIONE BIASI


O chef Facione Biasi, do Serrano Resort Convenções & Spa, é o grande vencedor do Prêmio Revista Sabores do Sul 2014, na categoria Melhor Chef (Gramado). Ano passado, Biasi levou para casa o prêmio de chef revelação da cidade serrana. A homenagem será entregue no dia 24 de novembro, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. A votação foi realizada por leitores, em duas etapas, no site da publicação. Facione é o responsável, ao lado do chef Marcelo Hartmann, pela elaboração dos menus e operação dos cinco restaurantes do resort (Garda, Burger Hill, Frontera Sur, Forneria di Como e Spazio Due). Sua trajetória se confunde com a do Serrano: o chef trabalha no resort desde que tinha 17 anos. Iniciou como copeiro e atuou em diferentes setores da área de alimentos e bebidas: café da manhã, garçom, açougue e confeitaria, entre outros. Os chefs executivos do resort comandam uma equipe de cerca de 50 funcionários.


Considerado o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, seis restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Mais informações pode ser obtidas no site www.gjphotels.com.

GJP

A GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de 14 empreendimentos localizados em Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e São Paulo (SP), além da comercialização de unidade em Beberibe (CE). Atualmente, desenvolve projetos em Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.