terça-feira, 29 de julho de 2014

DIMINUINDO A PRODUÇÃO

DIMINUINDO A PRODUÇÃO


As montadoras de veículos instaladas no Brasil devem continuar promovendo ajustes para conter produção, pressionadas por estoques elevados e vendas ainda apontando para baixo, afirmou na sexta-feira um executivo de alto escalão da Ford. Segundo Rogélio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, as vendas de veículos novos no Brasil em julho até a quinta-feira mostram queda de 14,7% sobre o mesmo período do ano passado, mesmo após o governo ter adiado para o fim do ano aumento da carga tributária do setor. No primeiro semestre, as vendas de veículos novos no Brasil caíram 7,6%, enquanto a produção recuou 17%. Apenas no segundo trimestre, as vendas tombaram 12% sobre um ano antes e a produção desabou 24%. 

POIS BEM !


Querem o que? Preços abusivos, veículos com qualidade duvidosa, garantia estendidas para três, quatro e até seis anos, obrigando o consumidor a fazer revisões periódicas, gastando o olho da cara para não perder a garantia e, na hora da revenda pagam uma merreca pelo teu usado. Danem-se! Além de que, ao tirar o veículo da concessionário o cliente perde automaticamente pelo menos 30% do valor da compra. Querem o que?


DESEMPREGO

Dilma empurra Brasil para a precariedade: empresas fecham vagas, aumenta emprego sem carteira assinada e mais brasileiros vão viver de bico. É hora de mudar. Esse é o resultado da Pesquisa Mensal de Emprego segundo informa o Jornal Valor Econômico. No mês, foram fechados 55 mil empregos com carteira assinada nas quatro regiões para as quais foram divulgados dados (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife). O aumento das ocupações precárias pode estar relacionado ao aumento de ocupações temporárias. Em junho, na comparação com maio, foram fechadas 88 mil vagas na indústria (setor que contrata com carteira). Outro sinal do mercado de trabalho mais deteriorado é a queda no rendimento médio real. Em parte, essa queda é consequência do aumento das vagas precárias (que pagam menos) e do fechamento dos empregos formais (que pagam mais), mas como essa troca ainda é pequena diante do total de ocupados, a queda no rendimento parece parte de um processo que irá mais longe.


O Banco Santander enviou aos seus clientes de alta renda de todo o País, um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff irá piorar a economia do Brasil. A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil. Diz que se Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair. O texto vem sob o título “Você e seu dinheiro” e orienta os clientes do Santander: um cenário eleitoral favorável à petista reverterá “parte das altas recentes” na Bolsa. O Santander confirmou a autenticidade do documento e disse adotar critérios “exclusivamente técnicos” em suas análises econômicas, “sem qualquer viés político ou partidário”. Eles sabem o que dizem !


VIVA CIDADE

Depois de um ano com atividades no Centro de Florianópolis, o Movimento Viva a Cidade, parceria entre a CDL e a Prefeitura de Florianópolis, é responsável pela revitalização de uma área que até o início da iniciativa era vista como perigosa e sem atrativos. A partir da ideia de reunir uma Feira Semanal Permanente, o comércio local ganhou força e diversas famílias começaram a visitar as ruas João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles, Antonio Luz e arredores. Foi o que se viu no último dia 26 de julho, com centenas de pessoas conferindo de perto promoções, artesanato, antiguidades, sebos, brechós, gastronomia, intervenções artísticas e a Rua do Livro, ao lado do terminal Cidade de Florianópolis.


Cenário perfeito para pequenos comerciantes de antiguidades e outros artigos, a feira já concentra mais de 50 expositores, como Liliam Ciarnoski, que mantém desde agosto de 2013 a Coffee Table Shop vendendo desde miniaturas a bottons e outros objetos. “Além de ser um negócio, é muito legal a integração de todos”, diz, reforçando o caráter lúdico da atividade. Mariana Massih também expõe na rua João Pinto e vende camisetas, canecas e ímas de geladeira, ao lado do marido André Gonzaga.


PURO ROMANCE


Considerado pela mídia especializada um dos melhores hotéis para casais em todo Brasil, a Quinta do Bucanero, na paradisíaca Praia do Rosa em Imbituba, SC, investe cada vez mais  nas conveniências e mimos que fazem subir a temperatura dos amantes. Acolher os recém-casados, os apaixonados que apostam na conquista, os que desejam comemorar datas especiais ou renovar o romance sempre foi a expertise da Quinta do Bucanero – Hotel de Charme. Com atendimento que pretende proporcionar vivências inesquecíveis, em ambiente exclusivo, o Bucanero segue investindo neste nicho de mercado em que é reconhecido.


Para os hóspedes que elegem o pacote de lua de mel, nada menos do que café da manhã na cama, bouquet de rosas, trufas, morangos, espumante, velas, sachês perfumados e até travesseiro bordado com poema de Carlos Drumond de Andrade para ser levado de lembrança. Para todos, abertura de cama com bombons de boa noite e essência de rosas no apartamento.


De acordo com minha amiga Jaqueline Biazus, proprietária, atendimento e serviços focados no romance exigem muita dedicação e investimento. “Quando a gente se propõe a oferecer uma experiência romântica inesquecível temos que pensar em todos os detalhes. Por isso a abertura de camas à noite em todos os apartamentos, a adega climatizada, cafeteira nespresso e acervo de blu ray em algumas unidades, a iluminação na medida certa, a música ambiente. Não basta ter uma varanda com hidromassagem, sauna e uma boa vista para se intitular hospedagem romântica”, avalia. No “conjunto da obra” não falta, é claro, o happy hour ou jantar romântico no restaurante do hotel. Aberto ao público – e não só aos hóspedes – o Bistrô da Varanda reúne sabores e aromas no melhor estilo slow food.


TURISMO EM SC


A situação é caótica, o governador desconsidera que o turismo representa quase 13% do PIB catarinense, as estradas estão péssimas, todo o trade se manifesta e pede providências urgentes, tanto que o Conselho Estadual de Turismo entregou neste dia 29, o Manifesto do Turismo de Santa Catarina 2014-2018 ao 6º Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, do atual governo Raimundo Colombo. O documento, que traz as principais reivindicações do setor turístico de Santa Catarina, que posteriormente também será entregue a todos os candidatos ao Governo do Estado. Se o atual Secretário quer permanecer na pasta, contrariando ao governador e elefer ou reeleger quem abrace esta causa é simplsmente ouvir e atender ao trade. A ação aconteceu às 13h30, no auditório da SOL.


TURISMO NO EXTERIOR


Ir para o exterior continua sendo mais barato. Segundo o levantamento da semana passada do banco Central, nós brasileiros já deixamos neste primeiro semestre "apenas" U$ 12,4 bilhões de dólares (somente no turismo). É mais barato, convidativo, rápido (ponto a ponto pelas empresas aéreas deles) e com excelente atendimento e garantia. Até a Disney Wolrd acabou se adequando ao jeitinho brasileiro e passa a oferecer "all inclusive" em seus resorts, "detalhe" que grande parte, isto é, a maioria dos resorts brasileiros precisam aprender para não continuarem perdendo mercado.

DIA DOS PAIS NO INFINITY BLUE



Já fez a tua reserva? O Infinity Blue Resort e Spa é o cenário indicado para celebrar o Dia dos Pais. Além de ampla infraestrutura de lazer, a equipe do resort preparou uma série de atrativos para reunir a família. Para o período de 8 a 10 de agosto, pacote com no mínimo de duas diárias em apartamento de categoria superior duplo. Além de pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) a estadia de duas crianças de até 5 anos no mesmo apartamento dos pais são cortesia.


“No final de semana do Dia dos Pais, os hóspedes do Infinity Blue poderão aproveitar dias agradáveis à beira-mar em uma estrutura convidativa à família. Todos poderão se divertir com as atividades preparadas pela recreação para as diversas faixas etárias, degustar de gastronomia de alta qualidade além de usufruir de um atendimento diferenciado e de muito conforto”, convida o diretor geral do resort Alberto Cestrone.


Na sexta-feira, 9, no período da tarde, pais e filhos serão desafiados pela equipe de recreação do resort através da brincadeira “No Limite”. Testar a habilidade, disciplina e entrosamento das duplas são os objetivos além de proporcionar momentos de diversão. À noite o entretenimento será por conta da apresentação de banda de rock que interpretará clássicos dos anos 60 e 70. No domingo pela manhã os hóspedes se encantarão com o show de “Falcoaria” - voos de falcão em emocionante apresentação realizada junto ao treinador do animal.

GASTRONOMIA TEMÁTICA



O cardápio do restaurante Blue Marine será especial na noite de sexta-feira, 9, com um buffet de pratos regionais espanhóis. Ao som de música flamenca os hóspedes poderão conhecer e saborear a aromática cozinha mediterrânea através da seleção de receitas do chef do resort. A “Noite Espanhola” começa a partir das 19h 30 min e segue até às 23 h. No almoço de domingo, 10, o destaque será a Estação de corte de costela feita em fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. Também haverá caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da adega do resort e música ao vivo com sucessos da música pop brasileira e internacional. As opções gastronômicas também são abertas ao público em geral.

DAY SPA DO VINHO


O Spa também preparou uma opção de presente aos pais: um dia de relaxamento regado a muito vinho. O programa de Day Spa tem início às 11 horas e são oferecidas terapias como hidratação capilar, massagem relaxante e reflexoterapia com escalda pés. Banho revigorante de vinho com degustação de uvas e uma taça de vinho na banheira complementam a programação.  São servidos ainda almoço e lanche da tarde durante as atividades. O Day Spa do vinho não está incluso na hospedagem. Pode ser adquirido tanto por hóspedes quanto pelo público em geral. O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e é associado à Resorts Brasil.

FEBRACHOCO


De 10 a 12 de setembro, acontece o Congresso Latino Americano do Chocolate – Chocolatino, paralelamente com a III edição da Feira Brasileira do Mercado do Chocolate – Febrachoco, no Serra Park em Gramado/RS. O Congresso reunirá participantes para debater e avaliar trabalhos e tendências do mercado de chocolate e suas diversas aplicações na indústria de alimentação e outros segmentos, em especial nos chocolates Premium.


As palestras terão como foco a evolução da qualidade e da imagem do chocolate no Brasil, o potencial do segmento Premium para negócios e tendências para especializações deste setor, que representa hoje entre 6% e 8% do volume de chocolate consumido no Brasil. São cerca de, 35 mil toneladas por ano, com uma taxa média de crescimento em torno de 20% anualmente. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, que apoia o evento, vai apresentar no Congresso, um estudo, com esta projeção, detalhando o potencial de expansão por região para todo país.


WORKSHOP VISUAL TURISMO


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou do 4º Workshop da Visual Turismo, uma das principais operadoras de turismo do Brasil. O evento, realizado no Hotel Transamerica Ilha de Comandatuba,  na Bahia, terminou neste último dia 30.  Na primeira noite do evento, A Empetur promoveu um jantar com o tema “Ritmos de Pernambuco”, onde os participantes foram recepcionados por dançarinos pernambucanos. No dia 28, houve capacitação para mais de 300 agentes de viagens de todo o Brasil. Essa apresentação teve uma parceria entre a Empetur e Prefeitura do Recife. O material disponibilizado no evento foi em forma de aplicativo instalados nos tablets oferecidos pela Visual para os participantes.


Já na tarde do dia 29, Pernambuco promoveu uma interação junto aos agentes na piscina no hotel. Foram distribuídas boias de praia com o nome Pernambuco para quem participou das atividades.  "Divulgação das potencialidades locais em eventos da Visual é de bastante importância. A Visual é uma empresa que tem grande representatividade no mercado e com isso esperamos aumentar ainda mais o número de vendas de pacotes para Pernambuco", afirmou o presidente da Empetur, André Correia.

RENAR - RECEITA DE SUCESSO


Idealizado por um dos fundadores de Fraiburgo, Santa Catarina, cidade conhecida como ‘Terra da Maçã’ – Rene Frey – e com o apoio de seus filhos e gerações seguintes, o Hotel Renar saiu do papel e tornou-se referencia de hotelaria na região. A jornada, que completa 33 anos no próximo dia 31, é resultado do trabalho árduo de todos os colaboradores, dirigidos atualmente por Gerda Maria Frey Ziolkowski e Edson Ziolkowski – filha e neto de Rene Frey respectivamente, a hospitalidade dos conterrâneos e, claro, os visitantes que tornam esse sonho real diariamente. Sua localização é deleite para hóspedes e visitantes. Além dos 150.000m² de área verde que envolve a construção, sua posição, acima de uma colina, permite visão ampla da cidade, em especial do Lago das Araucárias. Na estrutura do hotel é possível desfrutar de todo o conforto e tranquilidade, seja nos apartamentos com calefação, piscinas aquecidas, saunas, ofurô, salão de jogos ou no Apfel Bar com lareira para degustar um bom vinho da região.



O Restaurante das Estações abre um leque de sabores que vão desde pratos a base de maçã, exclusividades da casa, até iguarias internacionais. Durante o inverno um festival de Fondue e outras delícias aderem o cardápio. Como forma de relembrar os diversos momentos do Hotel Renar, durante toda a semana acontecerá um ‘FlashBack’ nas redes sociais da instituição. Imagens do desenvolvimento da construção, hóspedes e momentos vividos na estrutura serão postadas. A equipe do Hotel Renar convida a todos, desde moradores da região a hospedes a fazerem o mesmo. Vale informar que Fraiburgo fica localizada no Vale do Contestado, região rica em história nacional. Além disso, a cidade junto a Videira, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba formam a ‘Rota da Amizade’, roteiro repleto de natureza e diversidade cultural que encantam turistas que escolhem a região – tudo isso num raio de 150 km.

FESTA DA NEVE EM USHUAIA


Há 15 anos, o Cerro Castor, o centro de esqui mais meridional do mundo, monta um dos espetáculos mais esperados pelos fueguinos e turistas. A legendária Descida de Tochas consolidou-se como uma das atrações visuais que mais emocionam os fanáticos da neve em plena temporada.


O vale e a montanha nevada foram os cenários naturais que deram marco ao show visual. Mais de 80 esquiadores profissionais e instrutores da escola de esqui do Cerro Castor e do Clube Andino estiveram encarregados da marcha de fogo.


A emblemática Tocha foi acesa às 15:30 hs em Ushuaia Blanca, Villa Las Cotorras dando começo à travessia. Os atletas locais avançaram pelo vale com rumo ao Cerro Castor mostrando a grande oferta de atividades invernais de Ushuaia como o esqui nórdico, trenó com cães, raquetes de neve, moto de neve e esqui alpino.

Hugo Flores - Vale Encantado - Las Cotorras

Enquanto isso, no Cerro Castor a Festa da Neve começava com chocolate quente e shows áudio visuais ao vivo. À chegada dos participantes da marcha que havia começado em Ushuaia Blanca, uniram-se mais de 80 instrutores de esqui e de snowboard da Escola do Cerro Castor e do Clube Andino Ushuaia, Pisteiros e militares que fizeram o passe do fogo da tocha – que simbolizava a união da Terra do Fogo – e começou a descida das tochas pela pista Halcón Pelegrino, que graças à inauguração da ponte sobre a Ruta Nacional N°3 de 60 metros de largura, une o acesso da pista com a base.

Juan Carlos Begué e este jornalista

Para finalizar, Juan Carlos Begué, titular do Cerro, expressou o compromisso que mantém com os esquiadores e anunciou as obras previstas para 2015. Continuou Federico Sciurano, atual Prefeito da cidade de Ushuaia, explicando a importância da festa e a união da oferta da cidade aos turistas, para finalmente ceder a palavra Fabiana Ríos, Governadora da Província da Terra do Fogo.


Depois do discurso das autoridades, a governadora da "Tierra del Fuego" Maria Fabiana Ríos, entregou uma placa em reconhecimento ao Cerro Castor por ter sido escolhido como Sede Oficial do Interski 2015.


Como encerramento, um show ao vivo com robôs e luzes LED fizeram dançar a toda a multidão dando fim a um excelente dia de esqui e snowboard no centro de esqui do Fim do Mundo. Com a Festa da Neve começa uma série de eventos que o Cerro Castor oferece durante toda a temporada:

02 de agosto: Quilmes After Ski
03 de agosto: Rip Curl Grom
05 de agosto: Dia do Montanhês
09 de agosto: Taylormade Snowgolf Championship
09 de agosto: Marcha Noturna de Esqui de Travessia
10 de agosto: Dia das crianças com a La Serenísima
16 de agosto: Quilmes After Ski
21 e 22 de agosto: Competições FIS
30 de agosto: Rugby X Treme
06 de setembro: Desafio Ushuaia- Edição Inverno
10 a 13 de setembro: Competições FIS, Final da Copa Continental       
11 e 12 de setembro: Snowpolo
21 de setembro: Dia da Primavera
22 a 27 de setembro: Campeonato Nacional de Cadetes




Clique na imagem para ampliá-la

GUIA ABRASEL

Referência em gastronomia, turismo e serviços, publicação fooi lançado nesta quarta-feira num happy hour da entidade. O Guia Abrasel chegou a sua 29ª edição como referência da gastronomia, turismo, entretenimento e serviços em Santa Catarina. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado lançou esta nova versão no restaurante Toca da Garoupa, no centro de Florianópolis, que agora incorpora a sua gestão Ramon dos Santos, com planos de expansão. Como nas publicações anteriores, o guia apresenta mapas atualizados com a localização de todos os bares e restaurantes associados divididos por região, mostrando a variedade e a qualidade dos estabelecimentos, desta vez ainda mais completo.


O guia, que existe há 15 anos e já é uma referência em todo o país, revelando o que nossos bares e restaurantes têm de melhor, mostrando especialidades, sugestões, faixas de preço, capacidade e horários de funcionamento. Com abrangência estadual, o guia tem distribuição gratuita em mais de 300 pontos, entre eles hotéis, pousadas, agências de turismo, imobiliárias e locadoras de automóveis, esta edição traz na capa ilustração do artista plástico Tolentino Sant’Anna Neto. A obra, de muito bom gosto, remete aos primórdios da colonização do nosso estado, onde o fogão a lenha era muito utilizado.