sexta-feira, 1 de março de 2013

TELEFONIA CELULAR



TELEFONIA CELULAR

Os "para"lamentares da casa da mãe joana, que tem suas contas de telefone pagas por nós, dizem que vão investigar as tarifas abusivas e a má qualidade dos serviços da telefonia móvel. Portanto fiquem intranquilos, vai piorar ainda mais. Para eles "as possíveis" (???) irregularidades das operadoras que prestam esse serviço público sob concessão serão alvos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Possíveis? Eles pra variar não estão falando serio. As quatro maiores operadoras - Vivo, Claro, Oi e Tim - terão que explicar, por exemplo, o valor elevado das ligações internacionais e a diferença entre as tarifas do pré e pós-pago, que, segundo o deputado Halum, é "uma afronta". A é? E o roaming, o que é? Assalto a mão armada !!

Vale lembrar a esses infelizes que em todos os Procons do Brasil, nos últimos três anos, a campeã de reclamações foi a telefonia móvel. Portanto, o povo brasileiro está insatisfeito e não é só pela tarifa nem é só pela qualidade do serviço: é pelo descaso no tratamento com o consumidor, pela ineficiência dos poderes e pelo gigantesco descaso dos "para"lamentares" que não estão nem aí. Não ha sequer fiscalizações e duvida-se que as operadoras multadas cheguem a pagar qualquer valor. Outro detalhe é que as tarifas deveriam subsidiar os investimentos em infraestrura da rede de telefonia, mas, o que ocorre é justamente o contrario, além de aumentarem a lucratividade das operadoras. Fique sabendo que esta porcaria de CPI, história pra boi dormir, entrará em uma fila cronológica de preferência, mas a sua criação efetiva pode ser influenciada pela mobilização dos líderes partidários, com decisão final do presidente da Câmara, isto é, NUNCA!


"TREM BÃO"


 A dilmarionete segue exatamente os passos do mestre pinóquio retirante. Em 2010 o desgoverno Dilma disse que a ferrovia Oeste-Leste (FIOL), ligando Barreiras a Ilhéus, com 900 quilômetros seria uma realidade. Jaques Wagner usou isto na sua campanha. Em 2013 o desgoverno Dilma lança o plano de construir 10.000 quilômetros de ferrovias por todo o país. E o governo está usando isto para iniciar sua próxima campanha eleitoreira (o bolsa-família já foi ampliado). E hoje, em 2013, o que é motivo das gargalhadas internacionais, diga-me presidente: onde foram parar os propalados pelos quatro cantos deste país os 900 quilômetros da ferrovia Oeste-Leste? Diga-me, porque da piada, juntando-me ao mundo que faz chacota, quero rir também! Vejam bem: enquanto o Ministério dos Transportes dá pressa ao andamento da ferrovia, a sua empresa a Valec, informa inocentemente: "Nós não temos nem um metro de trilho para pôr na ferrovia."


 
A chacota internacional vem de que as duas licitações para a compra dos trilhos pararam em cima de uma "plantação de laranjas" (não falei laranjais). Na verdade, as duas licitações só tiveram um concorrente chinês fornecendo através de uma importadora que, por coincidência, é dos filhos dos donos da empresa envolvida na CPI dos Correios.Aí povão, é mole ou quer mais? O Tribunal de Contas descobriu a maracutaia das licitações dirigidas, embargou-as e a compra dos trilhos "descarrilhou". Não morreu ninguém mas os ladrões ficaram a ver navios, digo,  trens da tristeza para a nossa alegria... Da história, os fornecedores alemães, poloneses, ucranianos e russos, que produzem trilhos e que ficaram de fora da licitação da maracutaia, esperam, sorrindo, novas licitações e, esperam também que, desta feita, as licitações não passem por laranjais do PT.  Uma vergonha e motivo de chacota mundo a fora... Eita povinho... eita massa de manobra, cambada de alienados que não reclamam de nada é esta rePública dos bananas. 


DORES NAS COSTAS


Não é à toa que recentemente, o presidente da casa da mãe joana recebeu várias queixas de Deputados, todos com problemas sérios na coluna.  Uns afirmavam que as cadeiras do plenário eram as causadores e pensavam em (a) pedir reparação financeira; (b) a troca de todas as poltronas por divãs, à moda dos potentados orientais; (c ) que se dispensasse os deputados de frequência ao plenário, bastando o paletó na poltrona (ou no futuro divã) para provar que “estariam na casa”, a moda de muitas repartições públicas; Acontece que, após uma pesquisa detalhada e minuciosa sobre quais poderiam ser as causas, a equipe do posto médico da Câmara dos Deputados chegou a uma conclusão.  O problema não eram poltronas desconfortáveis e sim os acréscimos de volume sob o colchão nos apartamentos funcionais dos senhores deputados. Depois desse negócio de transparência e com a possibilidade de rastreamento de dinheiros ilícitos, os colchões não estavam mais na posição adequada!...


ECOTURISMO BENEFICENTE
A 7² Edição do OFFFLORIPA 4x4 promete ser uma das melhores. Novos parceiros se juntaram a esse grande passeio, que além de tudo é beneficente, já tendo arrecadado quase três toneladas de alimentos. Vale lembrar que todos os alimentos serão doados a entidades assistenciais. Para Quem Tem 4x4 e Espírito de AVENTURA  esse é um passeio espetacular e cheio de emoções. Mais informações e incrições via e-mail: diretor@sulacontece.com.
CHOCOFEST & SUSTENTABILIDADE
Clique na imagem para ampliá-la

Em uma cidade da Serra gaúcha acontece o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população de Gramado e os 350 mil visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 18ª edição, de 14 a 31 de março. Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. “A sociedade, na mesma medida em que forma estes futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.
Clique na imagem para ampliá-la

O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne 400 figurantes, sendo 50% crianças. É um dos momentos mais fortes de interatividade dos pequenos com o mundo encantado que o evento recria em torno da data. Além destes aspectos que impactam sobre a criança, o Chocofest também tem efeito multiplicador nos municípios da região e do Estado, em razão da intensa programação cultural. Entre as ações de proteção ao meio ambiente, destaca-se a compensação das emissões de gases de efeito estufa, conhecida por neutralização de carbono. São distribuídas mudas de árvores na Praça Major Nicoletti, junto ao cenário do Ovo do Senhor Coelho, na oficina de Contação de Histórias. Também é realizada uma oficina com reciclados, ensinando as crianças a reaproveitar materiais para criar objetos inspirados na Páscoa.  Mais informações sobre o evento no site www.chocofest.com.br

PORTUGAL NO FESTURIS 2013

Uma importante parceria com o mercado europeu foi garantida pelo diretor do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) Marcus Vinicius Rossi durante a BTL – Feira Internacional de Turismo. Ele esteve reunido com o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, para que uma comitiva da entidade retorne ao evento em 2013. “Com isso, Portugal estará dentro do Festuris nesta edição novamente”, comemora Rossi, que permanecerá até domingo (dia 3) na BTL, onde o festival possui uma mesa de trabalho junto ao estande da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Em 2012, uma comitiva da APAVT esteve no festival, integrando as caravanas do exterior que são convidadas pelo evento. A parceria deve se repetir nesta 25ª edição, fortalecendo a internacionalização do Festuris. Com isso, não é apenas o evento e seus expositores que saem fortalecidos. Eles conhecem todos os destinos brasileiros de perto, beneficiando o nosso turismo.”
Pedro Costa Ferreira e Marcus Vinicius Rossi se reuniram durante a BTL 
Clique na imagem para ampliá-la

Segundo Rossi, a feira está propícia para buscar novos parceiros e se aproximar de futuros expositores. “Fiz bons contatos com a África, a Tunísia e o Marrocos”, comemora. A BTL é considerada uma das maiores feiras de turismo do mundo e, desde a sua primeira edição, em 1989, até o ano passado, foi visitada por quase um milhão de profissionais e grande público, dentro de um universo correspondente a mais de 15 mil empresas e entidades expositoras.

VILLA FRANCIONI PREMIADA
Clique na imagem para ampliá-la
A vinícola de São Joaquim teve dois vinhos vencedores na mais completa publicação sobre vinhos brasileiros. A edição de luxo circula em mais de 100 países e pode ser encontrada em bancas de jornal e livrarias de todo país. A vinícola Villa Francioni comemora a conquista em duas categorias: O Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e  o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005,  foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O Anuário apresenta números oficiais com todo panorama nacional, terrois, castas e a prova às cegas com mais de 550 vinhos brasileiros, onde são eleitos os melhores de cada categoria. A publicação é bilíngue (português e inglês).  O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Bettú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos.
Clique na imagem para ampliá-la
O Villa Francioni Rosé 2011, recentemente ficou em primeiro lugar na degustação às cegas promovida pela Folha de SP. O rótulo é produzido com oito tipos de uvas. Já o vinho de sobremesa, Colheita Tardia 2005, foi produzido a partir de uvas que passaram por botrytização e desidratação natural. É um vinho raro, foram produzidas apenas 500 garrafas, a vinícola se prepara para lançar em breve um novo lote.

TURISMO & PESCA

Finalmente foi aprovada e por unanimidade pela câmara municipal de Vereadores de Bom Jardim da Serra, a lei que licencia e define as regras de pesca esportiva em rios do município. A câmara de vereadores foi extremamente sensível ao apelo turístico que isto representa para a região.  

CRUZEIROS NA PARAÍBA

O porto de Cabedelo foi incluído na rota dos cruzeiros nacionais para a temporada 2013/2014. Durante reunião realizada na sede da Companhia Docas da Paraíba, foram definidas as datas de atracamento de transatlântico Loius Aura, no porto paraibano. O navio de bandeira maltesa faz o primeiro atracamento no dia 29 de novembro, vindo de Recife (PE), e o último em 23 de dezembro. Ao todo, o transatlântico tem previsão de fazer seis atracamentos para o embarque e desembarque dos cruzeiristas paraibanos. A inclusão do porto paraibano na rota do Loius Aura foi resultado de um trabalho do Governo do Estado, por intermédio da Cia Docas da Paraíba e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Na semana passada, por ocasião da realização do Workshop da CVC, em São Paulo, foi feito um primeiro contato com a operadora BCR para viabilizar a vinda de um navio de cruzeiro para a Paraíba. Também participaram da articulação da empresa Luck Receptivos, a Secretaria de Turismo de Cabedelo e Setur de João Pessoa.

Clique na imagem para ampliá-la

Na reunião o presidente da Cia Docas, Wilbur Jácome, explicou os detalhes das negociações com a BCR.  “Estamos criando condições para inserir nosso porto na rota dos cruzeiros nacionais. Firmamos um compromisso com a BCR de não cobrar, num primeiro momento, as taxas de atracação e de implantar o Terminal de passageiros. Nosso objetivo é o de facilitar as negociações futuras e diminuir a burocracia”, declarou. O diretor da BCR, Milton Sanches, falou que foi decisiva a parceria com o poder público para viabilizar a inserção de Cabedelo na rota do Louis Aura. “É a primeira vez que iniciamos um trabalho direto com representantes do poder público, pois estamos buscando resultados satisfatórios para os dois lados. Vejo boa vontade e decisão em fazer o melhor para atrair os cruzeiros para Cabedelo”, afirmou.

LOUIZ AURA

O navio Louis Aura tem capacidade para transportar mais de 700 passageiros e tem uma tripulação de 337 pessoas. O calado é de 6,70m e tem o comprimento de 160,13 por 22,80 de largura. O presidente da Cia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, explicou que Cabedelo tem totais condições de receber navios maiores. “Temos trabalhado no sentido de dotar nosso equipamento de todas as condições físicas e estruturais para receber navios de grande porte. Não tenho dúvidas de que brevemente outros navios estarão atracando em nosso porto”, afirmou. Estiveram presentes na reunião desta quarta-feira, na sede da Cia Docas, o diretor de Marketing da PBTur, Temi Cabral, a gerente executiva da Secretaria estadual de Turismo e Desenvolvimento (SETDE), Alessandra Lontra, a secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões, e o diretor de Desenvolvimento Institucional da Setur-JP, Luciano Lapa, e a diretora da empresa Luck Receptivos, Christiane Teixeira.

PARAÍBA NO EXTERIOR
Os principais roteiros e produtos turísticos da Paraíba terão uma divulgação ampliada no exterior. Para tanto, a Embratur vai organizar em junho, um fampress com jornalistas franceses e italianos para visitarem a Paraíba durante os festejos juninos. O objetivo é que os europeus conheçam em detalhes a organização do “Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, e manifestações culturais promovidas em outras cidades paraibanas naquela época do ano. O anúncio deste apoio ao Governo do Estado foi feito pelo presidente da Embratur, Flavio Dino, em Brasília, durante reunião com o vice-governador Rômulo Gouveia, o secretario estadual de Turismo e Desenvolvimento, Renato Feliciano, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e o secretário de representação da Paraíba no Distrito Federal, Moacir Carneiro.

Clique na imagem para ampliá-la

“O ‘Maior São João do Mundo’ é um evento consolidado como produto turístico e que completa 30 anos em 2013. A Embratur tem consciência dessa particularidade do nosso potencial turístico. O governador Ricardo Coutinho havia dito ao prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, que faria todo o esforço no sentido de implementar a divulgação dos festejos. Por isso que estamos aqui”, revelou o vice-governador. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, falou que a Embratur vem acompanhando o esforço do governo do Estado em divulgar o ‘Destino Paraíba’ em outros países, através da participação de feiras e workshops. “Fomos elogiados pelo presidente da Embratur. Isso é positivo e mais um incentivo para darmos continuidade ao nosso trabalho de dois anos. Por outro lados significa que teremos mais apoio na liberação de verbas, pois um dos requisitos é estarmos no maior número de eventos no exterior”, explicou.
VOOS CHARTERS

Outro assunto discutido na reunião em Brasília foi a viabilização de um voo charter entre Buenos Airtes, capital da Argentina, e João Pessoa. Segundo a presidente da PBTur, a Embratur prometeu agilizar o processo de liberação de recursos. Desde o ano passado que a PBTur e o trade vem negociando com operadoras argentinas a vinda de um voo fretado para a capital paraibana. Operadores e jornalistas argentinos especializados em turismo estiveram conhecendo os principais roteiros turísticos do litoral sul e norte paraibanos. Ruth Avelino disse que o presidente da Embratur discutiu com as autoridades paraibanas uma solução para a venda dos hotéis da PBTur. “É sabido que existem pendências jurídicas com a Embratur, que é dona de 30% dos hotéis. Acredito que depois da reunião de hoje, ocorra um encaminhamento para a solução deste assunto”, explicou.
WORKSHOP SNOW

A Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou neste final de semana do Workshop da Operadora Snow, na  cidade de Caeté, em Minas Gerais. Uma palestra de capacitação do destino Pernambuco foi realizada para 200 agentes de viagem. No check in do evento foram entregues bolos de rolo. Com o tema “Uma noite em Noronha”, a Empetur ofereceu um jantar aos participantes do workshop o contato direto com a gastronomia e a cultura local. Hauve um espaço ambientado como o Bar do Cachorro famoso bar da Ilha, onde foram distribuídos drinks tropicais, além de um trio tocando forró Pé de Serra. Durante o workshop foi lançado no mercado mineiro a Campanha Mais Noronha. A ação é uma parceria com a Administração de Fernando de Noronha e o Trade turístico do Estado.

PIRATUBA 2013

Uma reunião entre a equipe da Fundação de Cultura de Pitatuba - SC, em nossa Rota da Amizade, estabeleceu diversas ações para este ano. O setor, que participa e organiza diversos eventos no município já tem algumas atividades definidas. De acordo com a superintendente da Fundação, Gelci de Souza, o objetivo é trabalhar com cronogramas e organização. “Piratuba realiza inúmeros eventos ao longo do ano, inclusive já temos alguns com data definida e como sabemos não basta participar, é preciso organizar com antecedência, planejar as atividades e custos”, explica. Dentre os eventos realizados no município, a Fundação da Cultura vai participar do Festival de Dança da Terceira Idade, Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, programação de Natal, Kerb 2014 e atividades na Casa da Memória. Também fica a cargo da “Cultura” as aulas de dança e de música, que são disponibilizadas gratuitamente para os piratubenses. Com o planejamento definido o próximo passo é apresentar os valores de investimentos ao Conselho Deliberativo da Fundação. Segundo Gelci, uma agenda cultural também deve ser formatada em breve.


CONCURSO GASTRONÔMICO
A Associação do Centro Histórico de São José, pela sétima vez realizará no próximo dia 24 de março, na Praça Arnoldo de Souza em São José-SC o Festival da Sopa de Siri, para valorizar a gastronomia regional, integrar a comunidade e fomentar a vivencia do centro Histórico do Município e ao mesmo tempo, homenagear personalidades e instituições da sociedade josefense. Neste ano a instituição homenageada será o Clube Recreativo 1º de Junho que irá completar 100 anos na cidade. A competição está aberta para todos os públicos moradores da região da grande Florianópolis que se submeterem ao regulamento definido pela comissão organizadora, composta de membros da Associação do Centro Histórico e Convidados, lembrando que o número de inscrito é limitado e a inscrição é gratuita. 

 Os interessados em participar do concurso deverão realizar inscrição no formulário disponível no Blog: www.concursosopadesiri.blogspot.com.br.  Os participantes deverão apresentar 20 litros de sopa em um panelão até às 11h e será doada a Associação, para posterior venda a população.  As sopas preparadas serão avaliadas conforme os seguintes critérios: Sabor, textura e apresentação. A premiação irá do 1º lugar (R$1000,00) ao 4º lugar (200,00), havendo empate, prevalecerá o sabor.  O evento conta com o apoio de empresários, comunidade e Fundação Municipal da Cultura de São José.
PARÁ EM DESTAQUE
Clique na imagem para ampliá-la


O turismo do Pará vem crescendo significativamente nos últimos anos. Quem garante é a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoiada pelo  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese Pará. Os números desse crescimento foram apresentados na manhã desta última quinta-feira, dia 28 ao trade local e à imprensa paraense, durante entrevista coletiva no Centro Integrado de Governo – CIG, em Belém. O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes explicou que o fluxo turístico do Pará cresceu quase 12% e  receita gerada é cerca de 18% maior que no ano anterior. “Recebemos em 2011 um total de 713.234 mil turistas nacionais e 63.770 internacionais, somando 777.004 gerando uma receita superior a R$ 380 milhões 738 mil turistas”. Comemora o secretário, ao informar que esses números podem ser ainda maiores se for considerado que alguns segmentos ainda não entram oficialmente nas pesquisas de fluxo, como o dos navios cruzeiros, cuja temporada 2012-2013 vai acrescentar um fluxo de 46.464 mil visitantes que passam por Belém e Santarém deixando ao Pará uma receita de R$14.162.227,20, considerando que cada turista desse segmento gasta em média R$ 304,80.

Clique na imagem para ampliá-la

Roberto Sena, diretor do Dieese Pará, mostrou que a geração de emprego e renda no Estado é cada vez mais crescente e que o turismo contribui com vários setores dessa economia, sendo os mais relevantes os setores de transporte, auxiliares do transporte, transportes , alojamento (hotéis, pousadas), alimentação, agências de viagens e lazer. “O mais importante neste momento é que o Governo do Estado reconhece a importância do turismo para a economia do Estado e, a partir destes indicadores pode apontar políticas públicas e de iniciativa privada para o crescimento ainda maior do setor”. Afirma Sena, para quem a parceria entre Dieese e Setur é muito importante para assegurar aos investidores diretrizes de investimentos.

INDICADORES


Já Rosemary Nascimento, da Diretoria de Arrecadação de Secretaria de Estado da Fazenda, afirmou que os indicadores do turismo passam a ser, a partir dessa reunião, considerados de forma mais relevante dentro da importância que tem no contexto da avaliação da arrecadação fiscal do Estado. Adenauer Góes fechou a reunião anunciando que as metas para 2013 da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) são de que o Pará vai somar um fluxo turístico superior a 1 milhão de visitantes e a receita será superior a R$ 550 milhões, ou seja, haverá uma variação em relação a 2012 de 23,99%.