segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AS NOSSAS CUSTAS



AS NOSSAS CUSTAS
 

Esse partido nefasto,  tanto que a marionete ex-guerrilheira deixou na tarde da última quarta-feira, o escritório da Presidência da República em São Paulo, na região da Avenida Paulista, após uma reunião eminentemente partidária, política e eleitoreira, com o ex-presidente Lula, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. É óbvio que essa foi uma reunião para discutir o segundo turno das eleições e as posturas do PT.. Por volta das 18 horas, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi visto deixando o prédio onde fica o escritório da Presidência, em um carro. A assessoria de Dilma não falou a respeito da presença do dirigente petista neste encontro. Para tudo isso a carcará usou o avião, o escritório, o pessoal público, unicamente para reunião partidária.
 
FALÊNCIA
 
A Lojas Americanas teve um pedido de falência requerido pela Athenabanco Fomento Mercantil. A falência foi requerida na 4ª Vara Empresarial da cidade do Rio de Janeiro. A empresa é uma das maiores factorings (empresa que compra cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão) do País e tem sede na capital paulista. O pedido foi divulgado na seção 'Falências Requeridas' do jornal Valor Econômico. No segundo trimestre, a Lojas Americanas teve lucro de 37,7 milhões de reais, valor 13 % menor em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi pressionado pelo aumento de despesas administrativas, cujo salto foi de 32,8% entre janeiro e junho em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os aportes feitos na expansão da rede de lojas e melhorias das operações da B2W também contribuíram para que o endividamento da companhia chegasse a 5,5 bilhões de reais no final de junho.
 
PRÓXIMOS CAPÍTULOS


Mais um dinheirinho caiu nesse poço sem fundo e a obra não tem jeito de seguir em frente, ao contrário, periga cair. Desta vez o Vice-Presidente do Grupo RBS em SC, Eduardo Smith, e o Diretor de Jornais e Online do Grupo RBS em SC, Walter Bier, foram recebidos pelo governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, para  a assinatura do termo que oficializa a doação do Grupo RBS para a restauração da Ponte Hercílio Luz. Além dos espaços publicitários para a veiculação de mídia da campanha, no valor de R$ 1,5 milhão, foram doados também R$ 500 mil por meio da Lei Rouanet via Fundação Catarinense de Cultura.
 
Clique na imagem para ampliá-la 

Essa ponte já elegeu de vereador a governador e de tanto ser sucateada, abandonada, roubada, ainda vai cair. Em março deste ano, o Ministério da Educação e Cultura aprovou a captação de recursos para a reforma da Ponte Hercílio Luz por isenção fiscal via Lei Rouanet e, a partir desta semana, o Grupo RBS faz parte deste projeto para ajudar a reconstruir um dos mais importantes cartões-postais de Santa Catarina. A doação em mídia tem como objetivo incentivar outras empresas e a população a cooperarem com a reforma da ponte.
 
IMPORTÂNCIA

De uma coisa todos nós já sabemos, a relevância cultural e histórica da Ponte Hercílio Luz para os catarinenses é completamente relegada pelo poder público e privado. Vamos ver se  a partir deste exemplo, outros mais surjam, se a panelinha permitir, pois afinal de contas tudo é mídia, é espaço além de muito bla bla bla....
 
JORNALISTAS ALEMÃES
 
Com o apoio da SANTUR chegaram ao nosso Estado um grupo de sete jornalistas de diversos veículos de comunicação da Alemanha. Irão percorrer as várias regiões, com o intuito de divulgar o Estado, na Alemanha, durante a CMT – Die Urlaubs – Messe, maior feira de turismo da Europa voltada para o público final e que acontece de 12 a 20 de janeiro de 2013 em Stuttagart, Alemanha.
 

Na edição do evento, em 2013, Santa Catarina será o país/estado anfitrião, razão da visita da caravana alemã que irá ampliar os conhecimentos sobre o Estado, além da geografia, a cultura, gastronomia, etnias e os atrativos turísticos, visando promover o turismo de Santa Catarina na Europa. A contrapartida da SANTUR é dar apoio logístico aos profissionais, contando com a colaboração da TAM e os parceiros privados do trade turístico catarinense. Além da promoção e divulgação das belezas do Estado, levarão dados estatísticos e perfil dos turistas alemães que visitaram o Estado nas últimas temporadas.
 
CAOS
 
Será que eles viram o caos do nosso trânsito, principalmente neste último domingo onde centenas sequer conseguiram embarcar em seus voos por conta dos "portões abertos da Base Aérea"? Será que eles viram o caos da nossa BR "duplicada", num engarrafamento interminável? Será que eles "curtiram o engarrafamento na BR 101, logo depois de Tijucas, neste domingo, onde o engarrafamento chegou a mais de 40 quilômetros? Será que eles tiveram a oportunidade de ficar na fila em Laguna, num engarrafamento de mais de 10 quilômetros? Será que eles curtiram a viagem em fila indiana pela BR 282 para ida e volta a nossa belíssima região serrana? Sinceramente estamos muito longe do "mais ou menos". Estamos muito mais para o menos. Um verdadeiro descaso governamental.
 
CONVENTION
 
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BCC&VB) trabalha sempre com o intuito de fortalecer o associativismo, aumentar o número de eventos na cidade e divulgar este trabalho entre as entidades, organizadores e participantes. Em 2012, até este mês de outubro, apoiou/captou 24 eventos, sendo que a meta até o final do ano é ultrapassar 30. A interação e a promoção que o BCC&VB realiza, fortalece todo o trade de Balneário Camboriú, fomenta a cidade e gera crescimento turístico. Para se ter uma idéia, mais de 15 mil pessoas estiveram no município devido aos eventos apoiados/ captados pelo Convention Bureau, sejam eles científicos, empresarias ou esportivos.
 

 A parceria entre a entidade e os associados está se desenvolvendo cada vez mais, e aos poucos a comunidade está percebendo a necessidade de se trabalhar em grupo, e juntos obterem sucesso na captação de eventos. É de extrema importância que se veja o Convention Bureau como um parceiro e um apoiador para todas as ações dos associados. Temos exemplos de sucesso quando se trabalha desta maneira, como o caso dos CVBx de Blumenau e Florianópolis que tem recebido e captado cada vez mais eventos, e assim a cidade ganha como um todo.


GASTO DIÁRIO
 
A presidente do BCC&VB, Margot Rosenbrock Libório, também lembra que o gasto diário do turista de negócios é 70% superior ao do turista de lazer. “Unir forças, capacitar pessoas e apoiar a captação de eventos, além de ser objetivos do Convention Bureau, são metas que, quando alcançadas, trazem benefícios gerais para a cidade, pois toda uma cadeia produtiva é acionada para atender ao turista de negócios e eventos”, frisa. Margot ainda ressalva que considera muito importante a visão de futuro do empresariado de Balneário Camboriú, que mesmo ainda não tendo um grande centro de eventos e exposições, uniu-se e, há dez anos, criou o Balneário Camboriú Convention Bureau: “esta ação proativa também colhe frutos nos dias atuais. E que venham cada vez mais eventos”, finaliza.
 
TURISMO PEDAGÓGICO

O empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina lança nesta terça-feira, 16 de outubro um projeto para escolas públicas e particulares com o objetivo de desenvolver práticas educacionais proporcionando a valorização do meio ambiente e da cultura local. Localizado em Nova Trento, capital do turismo religioso em Santa Catarina, o Parque possui uma vasta área de preservação da Mata Atlântica, e em suas trilhas ecológicas é possível avistar aves de várias espécies. A cidade, de colonização italiana, possui além do famoso Santuário de Santa Paulina, museus e uma riquíssima herança da cultura trentina.
 

Nova Trento foi contemplada recentemente com o troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo 2012, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB, como o Melhor Destino Catarinense. O projeto “Embarque no Parque” será divulgado este ano para que as escolas possam incluí-lo em seus planejamentos para 2013. O projeto busca colaborar com o ensino da cidadania e sobre a necessidade do crescimento sustentável para alunos de todas as idades. Além disso, é uma oportunidade para conhecer também outros pontos da cidade e entrar em contato com a história, religiosidade e cultura da Capital Catarinense do Turismo Religioso.
 
TERMALISMO
Acontece nesta segunda-feira, no Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, SC, o IV Thermal Meeting OMTh, uma análise das perspectivas e potencial econômico e de saúde do termalismo. O encontro reune as principais lideranças e autoridades do termalismo, com participação de estados com potencialidade no setor, inclusive do nordeste, para debate do potencial econômico do turismo termal e de saúde no país e os desafios para o seu fortalecimento. Também entra na pauta o apoio à revitalização da Sociedade Brasileira de Termalismo.
 

Entre os palestrantes estão o Dr. José Piccinini Petri, presidente Sociedade Brasileira de Termalismo que falou sobre “Experiências para o futuro do termalismo”; a Dra. Nélida Amélia Fontana, médica antroposófica, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Termalismo que abordará o tema "Medicina Complementar Hidrológica" e o Dr. Fábio Tadeu Lazzerini, geólogo, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (OMTh) com o tema "Bioatividade dos recursos termais". A última palestra será "O potencial comercial do termalismo no novo cenário global do turismo de saúde" a cargo da Dra. Danielle Nogueira, fundadora da empresa Opera Brazil Health.


MESA REDONDA

Também será realizada uma mesa redonda sobre "Perspectivas do Turismo Saúde e suas Interfaces", com participação de um representante do Ministério do Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, SANTUR e ATHISC, tendo como mediador o presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky. O evento é uma iniciativa da Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC, SANTUR, Organização Mundial de Termalismo (OMTh) e Sociedade Brasileira de Termalismo (SBT).

 
ESPETÁCULO DE DANÇA
 
Pelo quinto ano consecutivo, a mostra de dança infantil A Noite é uma Criança será lançada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A apresentação está marcada para as 15h desta terça-feira (16/10), no auditório do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, onde nove bailarinos exibirão números do espetáculo “Cartoon Dança”, dirigido pelo coreógrafo Ronaldo Rodrigues. São trabalhos de dança de salão criados para personagens da literatura, das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados, como a Turma da Mônica, o cachorro Scooby-Doo e seus amigos, a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Quem não pode sair da cama também vai receber a visita de figuras conhecidas do universo infantojuvenil. O evento, que já integra a agenda cultural da instituição, é considerado “Amigo do Hospital Infantil” pelo seu caráter voluntário e filantrópico. A sessão especial ocorre desde 2008, durante o Mês da Criança, contemplando pacientes com até 15 anos dos setores de cirurgia, ortopedia, oncologia, cardiologia, queimados e outras especialidades, cuja saída daquele ambiente representa um risco ao tratamento.
 
MOSTRA OFICIAL
 
A Noite É uma Criança – 11ª Mostra de Dança Infantil será realizada de 18 e 21 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Mais de 1.900 mil bailarinos de quatro a 14 anos, pertencentes a 87 grupos, escolas e academias de Santa Catarina e do Paraná, apresentarão 185 coreografias nos gêneros balé, dança de rua, dança de salão, dança folclórica, estilo livre e jazz. Mais informações, no site www.mostradedanca.com.br.
 
MENINGITE

Autoridades sanitárias norte-americanas disseram que mais pessoas do que o estimado anteriormente receberam possivelmente injeções de esteróides contaminados e cerca de 14.000 pacientes correm o risco de contrair meningite em um surto sem precedentes da doença.
Catorze pacientes morreram de meningite e 170 pessoas foram infectadas, afirmaram os centros em seu boletim mais recente na quinta-feira. A Flórida registrou uma segunda morte de meningite e Indiana reportou sua primeira morte desde o início do surto, confirmado em 11 Estados norte-americanos. O esteróide é usado como um analgésico, normalmente para aliviar dores na coluna, e pode ter sido injetado em 14.000 pacientes, disseram autoridades.
 
ALTA VELOCIDADE
A Telefônica Brasil oferecerá, a partir desta segunda-feira, Internet via fibra ótica a uma velocidade de 200 megabits por segundo (Mbps), em mais uma medida para rentabilizar sua rede de fibra ótica, informou a companhia. A rede de fibra da operadora está disponível hoje para 1 milhão de domicílios na Grande São Paulo e cidades do interior e litoral paulista. O início dos serviços de maior velocidade acontece após a empresa informar que tem 100 mil clientes finais de banda larga com fibra ótica, o dobro em relação aos 50 mil apurados ao final de 2011, e que sua plataforma de TV por protocolo de Internet (IPTV) estará operacional já em outubro nessa rede.  Sabem quanto custará essa velocidade? R$ 350,00. Isso é o que eu chamo de achar que o consumidor é mais do que otário.