segunda-feira, 21 de maio de 2012

CORRIDA DE TRENÓS



CORRIDA DE TRENÓS
 
Clique na imagem para ampliá-la

Llanos del Castor abre oficialmente a temporada de inverno de Ushuaia com a corrida de trenós que irá percorrer as principais estações invernais de Ushuaia, na Tierra del Fuego, entre os dias, 25 e 30 de junho, organizadada pelo criador de cães Alberto Cichero. A equipel brasileira, liderada pelo Julinho Casares, de São Paulo, segue treinando no Cerro Invernal Llanos del Castor. Serão cinco equipes do Chile, cinco de Neuquen, sete da Tierra del Fuego e uma do Brasil. Será um grande evento, cujo objetivo, além de juntar grandes competidores e criadores de cachorros, é fazer com que este campeonato se torne parte do calendário oficial de eventos de Ushuaia. 

EM CANELA, NA SERRA GAÚCHA, POUSADAS SERVEM DE MODELO PARA O BRASIL


EM CANELA, NA SERRA GAÚCHA, POUSADAS SERVEM DE MODELO PARA O BRASIL

Clique na imagem para ampliá-la

As pousadas canelenses Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon receberam na última semana uma Missão Técnica de 38  empresários paulistas, que estiveram na Serra Gaúcha a convite do SEBRAE RS e SEBRAE SP

As três pousadas, com apoio do SEBRAE, estão prestes a receber a certificação da Norma ABNT NBR 15.401:2006, que engloba as ISOs 9001, 14.001 e 18.001. Sustentabilidade, que alia atividades em prol do meio ambiente, qualidade de gestão e atividades sócio culturais são o ponto de partida para a tal certificação.

Em função das adequações que as pousadas Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon fizeram nos últimos cinco anos, na busca da certificação, as mesmas estão sendo referência, inclusive para a FIFA, em função da Copa 2014. O SEBRAE desde o início foi um grande incentivador e apoiador neste trabalho e reconhece os resultados alcançados pela pousadas em questão, tanto que as escolheu como modelo nesta Missão Técnica.

Cascata Caracol - Clique na imagem para ampliá-la

Empresários de pousadas, hotéis, spas e resorts de Barretos, Olimpia, Catanduva, Sales e São José do Rio Preto participaram de uma apresentação onde os canelenses falaram deste trabalho em busca da certificação, sanaram dúvidas em relação ao processo todo e ainda conheceram as pousadas, com detalhes desde a forma de como foram se adequando as normas e os resultados já alcançados.

No Brasil, até então, apenas quatro meios de hospedagem contam com a certificação da Norma ABNT NBR 15.401:2006: Hotel Canto das Águas na Chapada Diamantina/BA, Pousada Ville La Plage, Búzios/RJ, Pousada Lagoa do Cassange, Itacaré/BA e Hotel Lençóis em Lençois/BA. As três pousadas canelenses serão as primeiras da Região Sul do País a terem o selo desta certificação.

O trabalho desenvolvido em busca da certificação já rendeu resultados para as pousadas canelenses. No que diz respeito a Gestão, a facilidade para gerenciar  é muito maior, já que hoje é possível conhecer exatamente o negócio e saber que caminhos seguir, aumentando, cada vez mais, a qualidade, com envolvimento e comprometimento dos colaboradores, reduzindo custos e consequentemente melhorando os resultados. A exposição na mídia é também conseqüência, até mesmo por prêmios recebidos , o que dá uma maior credibilidade em relação aos clientes.

As ações em prol do meio ambiente, reduz custos, compromete mais os colaboradores e envolvem até mesmo os hóspedes, com economia de água e luz, redução da geração de lixo e separação do mesmo, eliminação de agrotóxicos na jardinagem, prioridade para produtos bio-degradáveis, entre outros.

Com a busca de resultados Socioculturais, as pousadas passaram a apoiar eventos da região, priorizar fornecedores locais, treinar funcionários e pessoas da comunidade em “Conscientização Turística” em parceria com o Fundo de Turismo.

Todas estas ações trouxeram resultados positivos também financeiramente aumentando a taxa de ocupação, faturamento e lucratividade, com satisfação dos clientes, contabilizados por um sistema de avaliação dos serviços e produtos oferecidos.

Clique na imagem para ampliá-la

As pousadas Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon, enquanto aguardam a certificação seguem trabalhando em parceria, apoiando e prestando consultoria para ajudar outros meios de hospedagem a conseguir a certificação e ainda projetam a criação de uma rede de pousadas, hotéis, agências (Abeta) e restaurantes sustentáveis no Brasil e realizam campanhas pelas redes sociais para estimular o turismo sustentável. 

DEPOIMENTOS DE EMPRESÁRIOS QUE PARTICIPARAM DA MISSÃO TÉCNICA:

Tivemos a oportunidade de participar do benchmarking dos meios de hospedagem da região de Canela, Gramado e Bento Gonçalves promovido pelos Sebrae-SP e Sebrae-RS e fomos surpreendidos pelos conceitos técnicos utilizados na região, com idéias inovadoras em gestão sustentável, padronização de serviços, personalização do atendimento e o mais importante de tudo que foi a união entre os empresários da região para troca de experiências e ações conjuntas, buscando a excelência em bem receber os turistas que aqui se hospedam.

Manoel Neto e Carlos Reis - Reisper Palace Hotel de Catanduva, SP 

Mauro, Ditmar, Vicente e colaboradores das Pousadas Encantos da Terra, Blumemberg e Spa Don Ramon, em nome da Associação de Hotéis de Olímpia (AOHPBR) agradeço pelo carinho com que nos ajudaram e transferiram conhecimentos, metodologias e informações que serão aplicadas em nossas empresas e resultarão em melhorias nas mesmas. Obrigado pela ajuda.

Hélcio José Pompêo Junior que é presidente da Associação de Hotéis de Olímpia 

Mauro e família Encantos da Terra.

Nós que temos que lhe agradecer a acolhida em sua linda e aconchegante Pousada.

Os dias que passamos em sua cidade e região foram para mim um grande aprendizado,pois talvez em nenhum curso ou faculdade poderia me oferecer o que todos vcs nos ofereceram em tão pouco tempo em que passei juntos com os outros integrantes do Grupo Sebrae.

Agradeço mais uma vez a sua atenção e de toda a sua equipe.

Estão todos de Parabéns,pelo exemplo nos proporcionaram.

Quando estiver em nossa Região pode entrar em contato,pois terei a honra em recebê-lo na Pousada onde trabalho.

Carla Louverb