quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JUSTIÇA

JUSTIÇA


Apenas mais uma constatação de que o coronel do Maranhão está acima da lei e da justiça. Tanto que o Superior Tribunal de Justiça anulou todas as provas obtidas pela Polícia Federal que investigou os negócios do "empresário" Fernando Sarney e outros familiares do carcará sanguinolento. Portanto ficou o dito pelo não dito, aliás o feito pelo não feito. A culpa mesmo será da Polícia Federal.

BOI BARRICA



O descaramento do STJ é tão imenso e vergonhoso que os Delegados da Polícia Federal se declaram perplexos com essa ultrajante decisão que mandou anular as provas da Operação Boi Barrica. Eles avaliam que o Judiciário se curva ante investigados que detêm poder político e econômico. Temem que outras operações de grande envergadura tenham o mesmo fim. "A PF não inventa, ela investiga nos termos da lei e sob severa fiscalização", disse o delegado Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Nacional dos Delegados da PF.

PAÍS DA CORRUPÇÃO


Fica claro que nossos "para"lamentares, com o aval do judiciaram, deitam e rolam às nossas custas. "No Brasil não há interesse em deixar investigar", afirma Leôncio. "As operações da PF são executadas sob duplo grau de controle, do Ministério Público Federal, que é o fiscal da lei, e do Judiciário, que atua como garantidor de direitos. Aí uma corte superior anula todo um processo público com base em quê? Com base no "ah, não concordo, a fundamentação do meu colega que decidiu em primeiro grau não é suficiente. Nessa hora não importa que os fatos são públicos e notórios e que nem sequer há necessidade de se ficar buscando uma prova maior." Leôncio considera "revoltante" ouvir críticas de que a PF investiga mal. "O País não pode aceitar que uma operação seja anulada porque o tribunal não concorda com a fundamentação do juiz de primeiro grau, "ah, quem tinha que ter autorizado não era o juiz federal da 1.ª vara, a competência era do juiz da 2.ª vara. Isso atende a uma elite."

LEIS VAGABUNDAS

Evidentemente que também fica claro que aqueles que fazem as leias jamais criarão alguma lei que os prejudique. Para o delegado, "o Legislativo faz mal as leis" e "a polícia trabalha com instrumentos legais limitadíssimos". "As leis são limitativas e restritivas, como a da interceptação telefônica. O pano de fundo é o Judiciário a serviço das elites."

CONTAMINAÇÃO

Segundo Leôncio, as recentes decisões do STJ, que jogaram na gaveta inquéritos sobre grandes operações, "vão contaminar várias outras investigações e sob esse mesmo argumento". A PF investiga, apresenta provas, mas tudo isso não tem valor porque temos um Poder Judiciário cuja cúpula é comprometida com esse status que está aí. Chega uma turma de um tribunal superior, distante dos fatos, diz que isso tudo é abuso, não está bem fundamentado e que a legislação não permite que se faça isso ou aquilo. O Brasil está nesse dilema. Essas decisões têm caráter ideológico, não jurídico. A PF está no meio dessa guerra. Um Brasil que compactua com a corrupção e um Brasil que quer ser passado a limpo."

ALGEMAS


Para Amaury Portugal, presidente do Sindicato dos Delegados Federais em São Paulo. "Fica muito difícil para a PF trabalhar, primeiro as algemas que não podem ser usadas no colarinho branco, depois as escutas. Como ilegal se tudo foi realizado com autorização da própria Justiça? O delegado que presidiu o inquérito da Boi Barrica não ia fazer escuta se não estivesse amparado em decisão judicial. Qualquer passo o delegado tem que comunicar ao juiz, abrindo vista para o procurador." Para Portugal, as últimas decisões judiciais são estapafúrdias. Ele faz um alerta. "Vamos cansar. O governo está intimidado. A porta para a impunidade está aberta."


CHILI PEPPERS

Mauro Refosco, de Joaçaba, em nossa Rota da Amizade está dividindo o palco com o Red Hot Chili Peppers. Ele foi uma das peças fundamentais na concepção e gravação do último álbum da banda o “I´m With You”. Segundo o vocalista Anthony kiedis, em entrevista a jornalista Elaine Bast, para o Fantástico, no novo cd, o joaçabense é quinto elemento da banda. “A batida dele é incrível” falou o guitarrista, Josh Klinghoffer. "Quando eu morava em Joaçaba, e se tornar um musico ainda nem se passava pela minha cabeça eu não imaginava uma coisa dessas acontecer comigo, mas com o passar do tempo e a dedicação aos estudos e horas e horas de pratica, os sonhos começaram a aparecer". Além do Chili Peppers, recentemente fez trabalhos com Thom Yorke, do Radiohead, David Byrne, Karina Zeviani, Vampire Weekend, e vários outros artistas, além do Forro in The Dark, sua banda em Nova York.

Clique na imagem para ampliá-la

Morando em são Paulo e após graduar-se pela UNESP, recebeu uma bolsa de estudos para um mestrado nos Estados Unidos, e foi aceito numa escola em Nova York. A partir daí superou ainda mais seus limites e as portas foram literalmente se abrindo. O convite de tocar com o Red Hot foi através do Flea, o qual conheceu quando tocaram juntos na banda Atoms for Peace, montada pelo Thom Yorkfe, cantor do Radiohead. Falando sobre Joaçaba afirmou que sente falta da camaradice das pessoas, do calor humano, do sotaque carregado, chimarrão. "Essas coisas todas que a gente só da o devido valor, quando não tem mais". Pois é, não se pode ter tudo, felizmente.

EQUILÍBRIO URBANO



Grupo de empresários, associações locais e comunidade apresentou o Plano de Gestão da Praia do Rosa (Imbituba/SC) – batizado de Rosa 2020 - durante o I Encontro das Baías Americanas, realizado de 14 a 17 de setembro no Ecoresort Vida Sol e Mar. O anteprojeto pretende – a partir da criação de uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) - definir ações capazes de garantir o crescimento ordenado do destino. A apresentação do anteprojeto Rosa 2020, foi um dos destaques do evento que reuniu os destinos americanas que fazem parte do Clube das Baías Mais Belas do Mundo. O anfitrião, Enrique Litman, explicou que “a proposta é uma evolução natural e necessária do Plano Diretor de Imbituba, um dos primeiros do Brasil, e que trouxe garantias fundamentais para o Rosa e região”. Segundo ele, “é chegada a hora de revisarmos e adaptarmos o Plano Diretor ao cenário atual, focando especificamente na Praia do Rosa”.

QUALIDADE DE VIDA

Para Jaqueline Biazus, proprietária da Quinta do Bucanero – pousada que integra o Roteiros de Charme - empresários e comunidade estão preocupados com a qualidade de vida e o futuro que teremos daqui para frente. Questões como saneamento básico, ocupação irregular do solo, segurança, turismo, eventos noturnos massivos, legado açoriano descaracterizado e tantas outras preocupam. “Precisamos agir agora para enfrentarmos essas problemáticas. Por esta razão, decidimos dar andamento ao Plano de Gestão Rosa 2020, convidando a arquiteta urbanista Lorena Morrudo Babot, mestre em desenvolvimento sustentável, para delineá-lo”, disse Jaqueline, na apresentação do trabalho.


VISÃO

O anteprojeto Rosa 2020 surpreendeu o Secretário Geral do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, Michel Bujold, que no encontro representou o Presidente Jerônme Bugnon. “Trata-se de uma iniciativa elogiável, porque resulta de um grupo de pessoas com muita visão. A Praia do Rosa só será sustentável no futuro se agirmos agora”, disse Bujold, que se comprometeu em levar à Direção da Associação o pedido de recursos para viabilização do trabalho, na ordem de R$ 70 mil.

TRÂNSITO

Pedestres, motoristas, ciclistas, crianças, adolescentes, adultos e idosos estão sendo orientados para atitudes corretas no trânsito durante a Semana Nacional de Trânsito, que só termina no próximo domingo, 25, em São José e Florianópolis. A temática deste ano é “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. Também haverá entrega de certificados “Parceiros do Trânsito”, homenageando diversas instituições e autoridades, bem como exposição de maquetes elaboradas pelos alunos da rede pública de ensino que estão participando da Gincana Cultural de Trânsito de São José.

FAIXA

A programação de São José contará ainda com reforço à Campanha “Respeite a Faixa de Pedestre, Dê Sinal de Vida”, que propõe que o pedestre sinalize com a mão quando atravessar na faixa de pedestre. Artistas vão estar fantasiados de rua para mostrar a importância do pedestre atravessar na faixa de pedestre e sinalizar a intenção de atravessar. O encerramento da Semana será neste domingo às 9h, com Bicicletada: “Mais Espaço e Respeito para as bicicletas em nossas cidades”. A concentração será na Avenida Beira-Mar de São José (próximo Fundação Municipal de Esporte e Lazer). Os ciclistas percorrerão a Avenida em direção à Florianópolis, retornarão na Avenida Ivo Silveira, seguirão pela Presidente Kennedy e terminarão o trajeto na Avenida Beira-Mar de São José.

FESTA AÇORIANA

Representantes de 34 municípios de colonização açoriana de Santa Catarina se reúnem no final de semana para homenagear as raízes culturais A cidade de Sombrio, no sul do Estado, foi escolhida para sediar a 18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR), que acontece entre os dias 23 e 25. Apresentações folclóricas, shows musicais, exposições, mostra de vídeos, lançamentos de livros, oficinas e comida típica estão entre as atrações do evento, que a cada ano acontece num município diferente do litoral de Santa Catarina.

PARCERIA

Realizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, em parceria com a Casa da Cultura de Sombrio e prefeitura local, a festa mostrará o que há de mais autêntico e original no folclore, no artesanato, nas danças, na gastronomia e na religiosidade das comunidades em que estão presentes o legado e a cultura de base açoriana no Estado. O Açor é, segundo o coordenador do NEA, Joi Cletison, o maior evento de promoção da cultura açoriana realizado hoje no Brasil. Açor recebe o apoio cultural do Governo dos Açores, Funcultural e governo do Estado. As sedes anteriores do evento foram Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Palhoça e Governador Celso Ramos.

MOMENTO TEMPERADO

Clique na imagem para ampliá-la

Fernando Mansur apresenta neste sábado, em seu Momento temperado, gravado no restaurante O Lusitano em Florianópolis e no restaurante Carpe Diem, dentro do Iate Clube, em Brasília, entrevistas com o analista ambiental Alexandre Filippini, que fala sobre a importância da fundação da ONG Instituto Javali Brasil para controlar as varas desta espécie invasora no Brasil. Já Márcio Ávila e Flora Costa, proprietários de tradicional restaurante de comida típica portuguesa comenta sobre a culinária a base de carne de porco e coelho. Para encerrar, mais um capítulo da "Expedições de Sabor Brasil", onde o pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.


CONVENTION BUREAU


Clique na imagem para ampliá-la

O Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau tem uma nova diretoria para o biênio 2011-2013. Luiz Otávio Lustosa, da Tatuira Petisqueira, foi reeleito como presidente por aclamação. A reunião contou com debates sobre o andamento do trabalho pela nova diretoria, que é composta ainda por: Sylvio Gumz (Tomatino Cantina Italiana), como vice-presidente; Zenelise Drodowski (Pousada Vila Verde), como diretora financeira; José Carlos Boeck (Chico Contabilidade), como diretor secretário; Renata Dolce (Hospedaria Refúgio das Galés), como diretora de promoções e publicidade; Fernanda Cristina da Silva Cademartori (Pousada Las Brisas), como diretora de relações externas; Marcelo Monsu (Plaza Itapema), como diretor de planejamento. Foram indicados como suplentes: Ulisses Munhoz (Sushi By Ulisses), Alexandre Stodieck (Ilha de Porto Belo) e César Bosqueiro (Refúgio do Estaleiro).


BALNEABILIDADE

Durante reunião do Conselho Municipal de Turismo, foi criada uma comissão para debater o sistema que analisa a balneabilidade das praias da Capital. Hoje este trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Saúde e pela FATMA, mas de forma diferenciada. A intenção da comissão, formada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de Turismo, CDL, ACIF e Convention & Visitors Bureau é propor junto à FATMA um sistema unificado de análise dos balneários, fazendo assim com que as inspeções sejam mais dinâmicas e eficazes.


FOCO OPERADORA


Já a Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau em sua reunião mensal da diretoria, nas dependências do Observatório Astronômico na cidade de Videira, discutiram as ações que foram e serão realizadas nos próximos meses. Na pauta o lançamento do 2º Diretório da FOCO Operadora, onde o produto principal apresentado aos agentes foi o roteiro “Rota da Amizade”. Este lançamento aconteceu em Natal no Rio Grande do Norte, no mês de agosto e contou com a presença do Secretário de Turismo e do Prefeito do Município de Videira, além da equipe da Rota da Amizade CVB.


Clique na imagem para ampliá-la

Patricia Rudeck, Executiva do Rota da Amizade CVB, falou sobre o objetivo do SC Rural, no qual ela é secretaria do Vale do Contestado e vem participando de diversas reuniões como representante da região, passando aos diretores sua experiência em estar presente na comitiva que foi a Emilia Romagna, na Itália, para entender o conceito de “Turismo Rural”. O presidente da entidade Sr. Wilson Luiz de Macedo, falou sobre a movimentação de visitantes, turistas e famosos no município de Piratuba durante o Festival de Cinema e Vídeo Rural, que foi destaque na mídia não só estadual mas nacional, além de outros eventos simultâneos. Já Edson Ziolkowski (Hotel Renar) comentou sobre a Assembléia Geral da Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina, que aconteceu em Agosto, no município de Jaraguá do Sul. É o trade turístico fazendo a sua parte. Mas uma andorinha só não faz verão. Governos municipal, estadual e nacional devem ser a alavanca principal desta indústria mais limpa e rentável do mundo.