quinta-feira, 28 de julho de 2011

FESTIVAL DE GASTRONOMIA & FOLCLORE DA ROTA DA AMIZADE ATRAI GRANDE PÚBLICO NO PARK DA MAÇÃ EM FRAIBURGO


FESTIVAL DE GASTRONOMIA & FOLCLORE DA ROTA DA AMIZADE ATRAI GRANDE PÚBLICO NO PARK DA MAÇÃ EM FRAIBURGO
O evento que reúne autoridades e mídias locais, estaduais e nacionais, entre elas o presidente da EPAGRI, Luiz Hessmann, o chefe da Estação Regional da EPAGRI de Caçador, Gabriel Leite, o reitor da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Adélcio Machado, prefeitos e secretários municipais, trade turístico, bem como jornalistas do eixo Rio - São Paulo e Belo Horizonte, tem atraído grande público ao Festival de Gastronomia & Folclore da Rota da Amizade, evento que acontece paralelo ao XII ENFRUTE - Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado. Para o presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo: "A movimentação ultrapassou 5 mil pessoas que estão circulando pelo evento, superando todas as expectativas. A gastronomia, tema do evento, surpreende com seus pratos típicos apresentados pelos empresários do setor dos municípios de Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Piratuba e Joaçaba, o que tem atraído público de diversas regiões do Estado, demonstrado que o festival está mais do que aprovado".




Clique na imagem para ampliá-la

Outro fato que demonstra esta realidade foi a grande procura pelas oito oficinas na área de alimentos que estão sendo oferecidas em parceira com o SEBRAE. Cada uma disponibilizou 30 vagas, sendo comandadas por grandes nomes do setor como Otto Schmidt, Bianca Antonini, Vivian Brandão e Chef Estopa, sendo que este último teve recorde de participação.



Clique na imagem para ampliá-la

Entre uma oficina e outra, o público está tendo a oportunidade de apreciar as diversas apresentações culturais, como a do Grupo Alfa 1, apresentações culturais de Fraiburgo, sob a responsabilidade do Departamento de Cultura e do Centro Cultural Egon Frey, e Grupo Lindental de Treze Tílias, demonstrando apenas um pouco do que a região tem a oferecer em folclore. Ainda, segundo Wilson Macedo, a importância deste evento para o turismo é clara pois, promove cada vez mais a integração, essencial para um roteiro turístico regional integrado.

A estimativa é de que, pelo menos 60% dos participantes estão saboreando as iguarias oferecidas pelos municípios que compõem a Rota da Amizade, e uma grande parcela levará para suas casas, além de uma ótima impressão, a beleza do artesanato regional. Outro ponto positivo do evento é a ocupação da rede hoteleira que está trabalhando com 100% de ocupação, isso em todos os hotéis que compõem a Rota da Amizade. A estrutura oferecida pela Prefeitura Municipal de Fraiburgo também é destaque, considerada excelente pelos expositores. Para o Diretor de Turismo de Videira, Yuri Hentz, a troca de informações e o entrosamento das vinícolas foi mais um ponto que merece elogios.




Clique na imagem para ampliá-la

Já nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 15h, o Conselho Estadual de Turismo estará em Fraiburgo, para reunião mensal, a convite do presidente Wilson Macedo, que também apresentará os trabalhos do turismo realizados pela Instância de Governança Vale do Contestado. Ao final da programação, Edson Ziolkowski, diretor do Hotel Renar, oferece um dos pratos típicos de Fraiburgo – o Michuim, em comemoração dos 30 anos do hotel.

E para encerrar o Festival, a Rota da Amizade Convention &Visitors Bureau oferece um jantar dançante para 280 pessoas e autoridades da região, incluindo o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, o presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, Elisa de Liz, diretora de turismo, cultura e esporte, da Secretaria de Turismo, Deputado Federal Jorginho Melo, Deputado Estadual, Valdir Cobalchini e os Prefeitos e Secretários dos municípios associados à Rota da Amizade.

Vale ressaltar que o êxito deste Festival é consequência absoluta do trabalho em parceria com o Grupo RBS, o SEBRAE e às Prefeituras Municipais da Rota da Amizade.