quarta-feira, 6 de julho de 2011

CINISMO OU IGNORÂNCIA ???

CINISMO OU IGNORÂNCIA ???



Sem conseguir justificar o despejo de recursos do BNDES, a ministra Gleisi Hoffmann tentou vender um embuste, ao sustentar que os recursos do banco 'são privados'. Esse episódio escracha um dos maiores problemas do país: a atual promiscuidade entre interesses públicos e privados. O empresário Abilio Diniz, talvez porque tenha feito polpuda contribuição para as despesas de campanha da então candidata à Presidência de República Dilma Rousseff, julgou-se no direito de envolver a Bandeira Nacional, a energia do governo e um punhado não desprezível de recursos públicos num negócio (que tem tudo para não passar de uma grande encrenca) em que o grande beneficiário é seu grupo comercial – como reconheceu em seu comunicado. (Estadão, 2/7, Celso Ming, B2).

UM ESPANTO


Expuseram-se ao ridículo com alegações absurdas e tolas. A mais espantosa foi apresentada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Não seria, segundo ela, usado dinheiro público na transação, como se o BNDES e o BNDES-Par, seu braço de investimentos, trabalhassem com recursos privados.' (Estadão, 2/7, Editorial, A3). Ora, é infinito o tamanho da cara de pau da ministra Gleisi (Barbie, para o J. Simão) ao fingir que não sabe que o BNDES e BNDES-Par não têm sequer um acionista particular. Será que não é cinismo, mas, ignorância!? Partindo de lullista não me surpreenderia, porque o critério do merecimento, nas nomeações, jamais foi usado pelos desgovernos que nos desgraçam desde 2003. O 'cumpanhêro' deve ser, acima de tudo, discreto e conseguir convencer a maioria da população de que sua principal preocupação é com a ética e a transparência. Da uma baita vergonha de ser honesto!

CORREIO

Você confia nos correios? Eu não. Antigamente é a empresa mais séria do Brasil já hoje tuas correspondências podem ser violadas, arremessadas e destruídas por funcionários dos correios que não ganham pouco. Vídeos estão circulando na web demonstrando o tremendo descaso da empresa com aquilo que é nosso, cujos serviços foram devidamente pagos. As condições em que nossas correspondências chegam, muitas vezes, além de atrasadas, são um nojo. Confira algumas imagens neste vídeo.

BAGAGENS

Pior tratamento só no embarque e desembarque nas nossas malas nos terminais dos aeroportos. Não tem mala que suporte tamanho descaso e descuido. Preste atenção quando estiver dentro de um avião, no pátio, ao lado de outro avião. Veja a maneira com que os "prestimovos" funcionários às manuseiam. Vale lembrar que o próprio Jornal Nacional também mostrou que também ali nossas pertences são violadas e nós somos descaradamente roubados.

TEIA CATARINA



A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte coordena a Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, vinculada ao Programa Mais Cultura, que tem como objetivo fomentar a ampliação de iniciativas culturais nas comunidades e gerar diversidade. O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. O objetivo do projeto é promover a integração e o intercâmbio da Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, bem como realizar uma mostra para a sociedade catarinense dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nesses primeiros anos de convênio. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte deverá encaminhar ao Ministério até esta sexta-feira, dia 08 um termo de referência com os custos previstos.

POSTOS DE CULTURA

Cerca de 240 integrantes de Pontos de Cultura sediados no interior do Estado devem participar da Teia Catarina 2011, além das 12 entidades com sede na região da Grande Florianópolis. Os recursos captados serão aplicados em transporte, hospedagem, infraestrutura e na realização de espetáculos de teatro, música e dança, além de exposições. Atualmente, 60 entidades catarinenses participam do programa. Cada organização deve receber R$ 180 mil, divididos em três parcelas. O primeiro repasse aconteceu em 2010 e o segundo, em 2011. O valor total é de R$ 10 milhões e 800 mil, sendo 2/3 da verba oriundos do Ministério da Cultura e 1/3 do orçamento da SOL.



TURISMO RELIGIOSO

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte reuniu-se com representantes do turismo religioso de Santa Catarina, com a finalidade de dar continuidade à estruturação deste setor, iniciada no ano passado. O turismo religioso está inserido na política de segmentação turística do Governo do Estado, inserindo-se no segmento cultural. Atualmente, 14 segmentos turísticos são considerados prioritários no contexto da política de segmentação. O principal objetivo da reunião foi nivelar com os representantes a situação atual do Grupo Temático de Turismo Religioso, para que as a partir da próxima reunião possa ser validado o grupo de trabalho do setor.

santa catarina


DEMANDAS

A diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, salientou que o turismo religioso é uma das grandes demandas que Santa Catarina tem hoje, e a Secretaria começará a estruturá-lo pela religião católica. “Estamos começando pelo turismo religioso católico, mas isso não quer dizer que o ecumenismo não será contemplado. Estamos abertos às outras demandas que surgirão”, afirmou Elisa de Liz. A estruturação do turismo religiosos no Estado também vem ao encontro das estratégias para atração de turistas além da temporada de verão, e independentemente dos destinos de sol e praia. Outro objetivo previsto com o fortalecimento do setor é aumentar o turismo interno de Santa Catarina.

ROTEIROS INTEGRADOS



O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, destacou a importância do turismo religioso em Santa Catarina, que acontece durante todo o ano, e enfatizou a necessidade do desenvolvimento de roteiros integrados entre municípios que oferecem a atividade, com o objetivo de que os turistas permaneçam pelo menos dois dias na região visitada. “As cidades têm que ter um entrelaçamento de ações, para que se complementem”, afirmou Walendowsky. Os representantes dos municípios colocaram para o grupo as demandas de infraestrutura e de organização da atividade. As reuniões serão mensais e itinerantes pelos municípios que compõem o grupo. A próxima reunião ficou marcada para o mês de agosto em Nova Trento.


INFINITY BLUE


Clique na imagem para ampliá-la

Minha casa em Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort e Spa está com atrações especiais para estas férias de julho. As diárias para aproveitar de toda a infraestrutura de lazer do resort – localizado à beira da semi-privativa Praia dos Amores - incluem café da manhã e jantar e uma diversificada programação de esporte e diversão junto à equipe de recreacionistas. Sem falar nos inúmeros programas de beleza, saúde e relaxamento disponíveis no SPA Infinity, premiado como um dos melhores Spas do país. Destaque também para os dias 16 e 23 de julho quando será realizado o "Arraial do Infinity". As festas julinas exclusivas aos hóspedes terão banda de forró, comidas e bebidas típicas como: quentão, pinhão, pipoca, cachorro-quente e outros "quitutes de inverno", além de divertidas brincadeiras entre elas: pescaria, tiro ao alvo, correio elegante e quadrilha.

MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado meu amigo Fernando Mansur, apresenta neste sábado, em seu programa Momento Temperado, gravado no restaurante Toca da Garoupa, em Florianópolis; e na cave da Vinícola Ferrari, no Trento, norte da Itália, entrevistas com o vitivinicultor da Serra Gaúcha Juarez Valduga, que revela a tradição familiar de seus espumantes. Já o presidente da ACAVITS, associação de produtores de vinhos de altitude José Eduardo Bassetti, fala do crescimento no cultivo de uvas nobres para a elaboração de grandes rótulos em Santa Catarina. Para encerrar mais um capítulo das Expedições de Sabor. Camilla Lunelli, do Grupo Lunelli/Ferrari, abre a cave onde descansam milhões de garrafas de espumantes bollicini trentino; e ainda revela particularidades desta marca mundial, em plena vinícola no coração do Trento, norte da Itália. Imperdível. O programa vai ao ar a partir das 21:30 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

FESTIVAL DE CINEMA



Em sua 6ª edição, depois de tantos anos de sucesso, vem aí o Winter Festival que dispensa comentários e introduções. Realizado no Serrano Resort, minha casa em Gramado, já é referência no cenário eletrônico, reunindo TOP DJs e muita gente bonita em festas impecavelmente produzidas. E mais: além de curtir música de primeira, você ainda pode aproveitar o Festival de Cinema de Gramado, a arquitetura da cidade e a culinária local. Winter Festival. Um evento perfeito em todos os sentidos. Nesta edição o Winter Festival acontece no final de semana de ABERTURA do Festival de Cinema. Serão duas noites de sexta a domingo.

BROCKER TURISMO

Clique na imagem para ampliála

Minha transportadora oficial e de muita gente que gosta de bom atendimento e qualidade, a Brocker Turismo, estréia sua nova campanha em quatro novíssimos veículos, incorporados a sua frota de 16 (ônibus, micros e vans). A partir de agora passarão a estampar imagens e mensagens referentes ao respeito às diferenças raciais, culturais, de faixa etária, comportamentais e sociais.Com essa campanha "Onde Tem Respeito, Não Tem Diferença", a Brocker Turismo reafirma sua convicção de que turismo se faz pensando na dignidade, na tolerância e na diversidade. Any & Lu e Cia, vocês são 10.

CASA DA MEMÓRIA

Clique na imagem para ampliá-la

O Departamento de Cultura e a Casa da Memória de Piratuba, em nossa Rota da Amizade, abrem uma exposição de artefatos indígenas. Peças, artesanatos, ferramentas, cópias de reportagens sobre a colonização indígena e fotos serão disponibilizados para a visitação, que será gratuita. A Casa da Memória funciona no centro da cidade, atende de quarta a sábado das 8h às 17:30h e nos domingos, das 8h ao meio-dia. As mais de 50 peças que serão expostas são de propriedade do colecionador Adauto Luiz Viero, que cedeu gratuitamente os objetos. Segundo ele, todos encontrados na região, nas margens do Rio do Peixe, entre Piratuba e Ipira, Rio Uruguai e Pelotas.


SEMANA DA ESCULTURA

Arte sacra, arte moderna, obras gigantescas e miniaturas. Ferramentas, serragem pelo chão e pela roupa. Um tronco e um desafio. Eles começam cedo, aos quatro ou cinco anos de idade. Homens, mulheres e crianças: todos artistas que apresentam seus trabalhos na Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira. Se a imigração austríaca deixou traços em Treze Tílias, em nossa Rota da Amizade, com certeza um dos mais marcantes é a arte. É a soma de delicadeza e habilidade que resulta em belos trabalhos, gerando desenvolvimento turístico ao município. Não é por nada que Treze Tílias é considerada o berço da escultura catarinense, destacando-se em nível nacional e internacional.


Treze Tílias conta com 21 artistas que trabalham em seus ateliês e dão oportunidade para que os turistas conheçam de perto o trabalho de entalhar e dar formas à madeira e na Semana da Escultura, todos eles estarão reunidos, mostrando todo o seu potencial. O evento acontecerá de 20 a 24 de julho na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias. O evento conta com oficina de escultura para iniciantes. A arte de esculpir passada de pai para filho; a tradição austríaca preservada ao longo da história; um evento único que reúne arte e tradição. Uma grande oportunidade de prestigiar a Cultura Austríaca tão presente em Treze Tílias, o Tirol Brasileiro.

CONSELHO DE TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Os membros do Conselho Estadual de Turismo realizaram a 2ª reunião do biênio 2011/2012, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Na pauta esclarecimentos sobre a participação do Estado na Feira Internacional de Turismo da América Latina, que acontecerá entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro em Buenos Aires; apresentação do Plano Catarina pelo diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini; sugestão de captação de recursos do Ministério do Turismo pelo Conselho Estadual de Turismo; discussão acerca do Prêmio Beto Carrero de Excelência no Turismo; situação da sinalização turística do Estado, entre outros assuntos abordados. Cesar Souza Junior, Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, salientou que o conselho não será apenas aprovador de projetos do Fundo Estadual de Turismo, mas deverá, também, auxiliar nas diretrizes e no aperfeiçoamento das políticas estaduais de turismo.

ROTA DA AMIZADE



A próxima reunião será realizada no dia 29 de julho em Fraiburgo, em nossa belíssima Rota da Amizade. Neste biênio, as reuniões do Conselho serão realizadas de forma itinerante, pelas 10 regiões turísticas do Estado, de forma que os conselheiros conheçam in loco a realidade, as especificidades, e os projetos turísticos de todas as regiões. O CET, órgão vinculado à SOL, de caráter consultivo e deliberativo, tem por objetivo discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte as diretrizes da política de desenvolvimento turístico do Estado, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.