quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ANALFABETOS


ANALFABETOS



O IBGE aponta que um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, mostra que um em cada cinco brasileiros de 15 anos ou mais (20,3% do total) são analfabetos funcionais, ou seja, tem menos de quatro anos de estudo. A pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entrevistou 153.837 pessoas em todo o País. De acordo com os dados o analfabetismo atinge que 14,1 milhões de brasileiros (9,7% da população).

FUNCIONAL

Todavia a verdade é muito, mais muito mais cruel do que isso, pois o instituto obteve este resultado pela quantidade de anos de escola de cada brasileiro. Todavia, o analfabetismo funcional é medido de outra forma. O sujeito aprende a ler e escrever, a fazer sua assinatura, mas não tem compreensão do que lê. Esse é o analfabeto funcional. Portanto, pode se dizer, com toda certeza, que cerca de três em cada cinco brasileiros são analfabetos funcionais. Não só são incapazes de compreender um texto, como também são incapazes de escrever duas linhas corridas de texto. Por que você acha que os petralhas estão bem nas pesquisas?

NORDESTE

No curral eleitoral do Pinóquio retirante tem o maior índice de analfabetismo, quase o dobro da média brasileira. A pesquisa ainda aponta que, nas regiões Norte e Nordeste, há mais homens analfabetos do que mulheres, e que 12% da população acima de 25 anos é analfabeta, ou cerca de 13,4 milhões de pessoas. Segundo dados da Unesco, o Brasil teve uma taxa média de analfabetismo maior do que a da América do Sul entre 2005 a 2008.

NOVA MOEDA


Portanto, o Governo Federal lançará na nova administração do PT, com a mamãe do povo, a nova moeda de 1 Créu que começará a circular já nos primeiros dias após as eleições em todo o território nacional.

TURISMO NA EUROPA

Enquanto o Pinóquio maior, ídolo dos pés de barro, bravateia que Brasil e União Européia são aliados, a realidade é bem diferente. Fique sabendo que de acordo com os dados da Frontex - agência européia de controle de fronteiras, somente no primeiro trimestre deste ano, os brasileiros foram os mais barrados em aeroportos da Europa. O volume só perde para o total de ucranianos barrados, que chega a 5 mil. Estes, porém, não são obrigados a tomar aviões - até andando podem tentar cruzar a fronteira de seu país com a UE. Para os europeus, os brasileiros não dão garantias de que voltariam ao País e são suspeitos de tentar entrar de forma irregular. Muitos deportados, no entanto, têm versões diferentes.

VISTO

Oficialmente, não é preciso visto para um brasileiro entrar na Europa. Mas, com políticas imigratórias cada vez mais restritas, a UE e seus 27 países vêm endurecendo os controles em fronteiras e aeroportos. No caso dos brasileiros, a instrução dada aos policiais aduaneiros é a de pedir provas de que têm dinheiro, hotel para ficar e, principalmente, passagem de volta.

TOP TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

A maior festa Alemã das Américas, a Oktoberfest já trouxe para Blumenau, desde a sua criação no ano de 1984, mais de 17 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros. Somente no ano de 2009 aproximadamente 730 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica em 18 dias de festa. E foi por ter aquecido este importante setor da economia catarinense, o turismo, mesmo em época de baixa temporada, que a festa foi uma das premiadas na 2ª edição do Top Turismo ADVB/SC, com o case: Oktoberfest 2009 – Tradição, alegria e geração de riqueza. Para este ano, a ADVB/SC quer premiar outras empresas que tenham contribuído para a imagem, incremento e consolidação do potencial turístico catarinense, a fim de mostrar que o Estado é rico, diversificado e estruturado, além de possuir uma beleza sem igual. As inscrições para participar do 3º Top Turismo ADVB/SC estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 20 de setembro.

ROAD SHOW

Uma ação inovadora da Secretaria de Turismo de Santa Catarina e da SANTUR - Santa Catarina Turismo, executada pela Cia. do Turismo, está projetando a Rota da Amizade diretamente no mercado do Turismo Nacional. Trata-se de um Road Show realizado nas cidades paulistas de Campinas, São José dos Campos, Santo André e Ribeirão Preto. A Rota da Amizade está sendo representada por Jean Pagliari e Lucio Panerai. Segundo Jean Pagliari, até agora os resultados estão sendo muito positivos. Já existem várias Operadoras interessadas em vender a Rota da Amizade. Na ação, ao invés da Rota participar de uma grande feira com diversos públicos, vai direto ao seu público alvo, isto é, as Operadoras de Turismo, fazendo apresentações, capacitando-os e em seguida workshops para negociação com os Operadores e Agentes de Viagem. Pela exclusividade além do ineditismo, a atenção dos profissionais é muito maior e mais eficaz do que em uma feira. Também estão participando do Road Show o Florianópolis Conventions & Visitors Bureau e Ceretur Operadora.




Segundo Jean Pagliari, os resultados foram muito positivos. Várias Operadoras ficaram interessadas em vender a Rota da Amizade. No dia 15 de Setembro, a Rota da Amizade estará de volta a São Paulo para realizar um treinamento com as equipes de vendas de cada Operadora, fortalecendo e capacitando à melhor forma de oferecer o produto Rota da Amizade aos agentes de viagens e aos clientes finais.



BNT MERCOSUL

As maiores operadoras de turismo de Córdoba e importantes agentes de viagens já confirmaram presenças para conhecerem o “Brasil como nunca lo viste”. O evento acontece no próximo dia 22 de setembro, quando empresas e destinos turísticos do Brasil apresentarão seus serviços e produtos a importantes profissionais de turismo de toda a província de Córdoba durante a BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos – edição Argentina). Neste ano, os organizadores escolheram Córdoba para a realização do evento, cujo objetivo é aproveitar o grande potencial do segundo maior pólo econômico da Argentina para a divulgação do turismo brasileiro. Localizada no centro do território argentino, a província conta com mais de três milhões de habitantes e suas atividades econômicas se baseiam, principalmente, na indústria, na construção civil, na tecnologia e no comércio.


WORKSHOPS

A BNT Mercosul – edição Córdoba, em formato de “workshop”, acontecerá no Hotel Interplaza a partir das 14h e reunirá agentes e operadores de turismo da Argentina para a realização de contatos e negócios com os expositores. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de, em um único dia, conhecer as novidades do turismo no Brasil e, com isso, ampliar a gama de opções nos pacotes turísticos oferecidos aos seus clientes já para a temporada de verão 2010/2011. Além dos agentes de viagens, a organização anunciou a participação das maiores operadoras de Córdoba, entre elas estão: La Place, Bon Bini, Chasma Tours, Expresosur, Juliá Tours, KMB Viajes y Turismo, Lo Mejor, Mediterranea Turismo, OLA Mayorista de Turismo, Rolling Travel, Se-Tur, SIGA Operador Turístico, TREK, 360 Regional Tour, Xigno Travel, Transamerica Travel, GIT S.R.L, Comtur e a Gol Linhas Aéreas, que opera vôos diretos para Córdoba. As inscrições para os profissionais da Argentina são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.bntmercosul.com.br clicando no quadro “BNT Córdoba”.

MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado Fernando Mansur, apresenta em seu programa Momento Temperado, gravado no restaurante Toca da Garoupa, em Florianópolis, e no Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Governador Celso Ramos, entrevista com Fernando Lindote, curador que comenta sobre a indução para um novo olhar na olha de Franklin Cascaes. Já Dudu Goulart, empresário no segmento de bar fala da aceitação dos shows de stand up comedy na noite. Kiki Barbosa, cozinheira conta sobre a criação e supervisão diária em bufê de almoço. Para encerrar André Tavares, chef de resort que explica a replicação do desenho gastronômico para clientes de alto padrão. O programa vai ao ar neste sábado às 21:30horas pela

TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.



ESTÚDIO 36
Clique na imagem para ampliá-la

O Estúdio 36 da TVCOM SC está de cara nova a partir desta segunda-feira (6). Karen Prestes, assume a apresentação no lugar de Camila Olivo, que vai passar uma temporada na China. Karen terá o desafio de comandar, ao vivo, uma das atrações mais dinâmica da emissora, entrevistando quem faz e acontece na música, nas artes plásticas, na moda, na literatura e ainda dicas de beleza e saúde. Além da nova apresentadora, o programa estréia o quadro "Foco36", com Omar Carvalho, que vai mostrar aos telespectadores os principais acontecimentos culturais e festivos da cidade. O programa conta ainda com o "Momento Itapema FM", onde Pedro Leite, coordenador de produto da rádio, dá dicas sobre música, shows e filmes e o "Momento Pipoca", com as estréias da semana no cinema. Vale lembrar que o Estudo 36 vai ao ar de segunda a sexta, às 20h30min, na TVCOM SC (canal 36 da NET ou da Viamax).

PINK LOU

Com uma beleza marcante, assim como a coleção de verão da Pink Lou, Pink in Wonderland, Priscila Falaster é a estrela da nova estação. A top, que começou a modelar em 2007, sendo finalista do concurso nacional “Super Model”, hoje se divide entre a carreira e a faculdade de Farmácia, que cursa na UFSC, em Florianópolis, onde mora. A modelo já fez diversos catálogos e participou de desfiles no país e exterior, passando temporadas na Argentina e no Japão.


Clique na imagem para ampliá-la

Hoje com 20 anos, a blumenauense Priscila diz que já conhecia a Pink Lou e que se identifica muito com a marca. “A Pink Lou é uma marca inovadora e irreverente, que nesse verão virá com uma mistura de cores, um astral jovem e moderno para as roupas”, destaca. Com uma coleção que promete levar as garotas a um mundo de fantasias, a Pink Lou aposta em modelos com as pernas de fora, cintura marcada, estampas alegres e coloridas. Tudo com muita descontração, feminilidade e romantismo, com peças que têm a leveza que o verão pede.
coloridas. Tudo com muita descontração, feminilidade e romantismo, com peças que têm a leveza que o verão pede.

MAIS ESPAÇO



Nossos dias de voar em latas de sardinha estão chegando ao fim. O Ministério Público obteve liminar determinando que a empresa aérea Tam aumente em 10 centímetros o espaço entre as poltronas dos aviões que vão entrar em operação. A decisão é do juiz da 34.ª Vara da Cível de São Paulo, Claudio Emanuel Graziotto. O juiz ainda vai se manifestar sobre um segundo pedido feito pelo MP: que a distância entre os assentos possa ser revista também nas aeronaves que já estão em uso. Na ação, o MP pedia que o espaço entre as poltronas passasse de 74 para 84 centímetros. Já a largura do encosto deve ser sempre superior a 50 cm. Além disso, o MP também pede que a empresa seja condenada a pagar uma multa de R$ 50 milhões por indenização ao dano moral coletivo.A Gol também foi convocada para assinar um acordo neste sentido e ainda tem prazo para se manifestar. Se não concordar, será ré de uma futura ação semelhante.

CASAMENTO COLETIVO

A Associação Amigos da Cidadania Catarinense em Parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina esta com as inscrições abertas para o casamento coletivo civil 2010 da Grande Florianópolis, está aberta, a ação abrangerá a Grande Florianópolis (Fpolis, São José, Palhoça, Biguaçu). Com a ação pretende-se reunir 550 casais carentes moradores nas regiões. Mais informações pelo telefone 48-8433-8383. Inscrição pelo site: www.amigosemacaosc.com.br.

17º FLORIPA TEATRO

Clique na foto para ampliá-la

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes iniciou a venda dos ingressos para o 17º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo. O evento vai reunir 35 grupos de oito estados brasileiros, totalizando 116 apresentações em três teatros, três lonas, uma casa de espetáculos, e em mais 26 comunidades do interior da Ilha e região continental, que terão acesso à arte teatral por meio do Circuito Cena Aberta. É um recorde geográfico na história do festival, que acontece no período de 10 a 19 de setembro. Quase 80% da programação será oferecida gratuitamente ao público, incluindo 22 oficinas e oito palestras, espetáculos infantis e livres no período diurno e vespertino, além de apresentações nas lonas e nas comunidades. Somente as peças encenadas à noite nos teatros e na Casa das Máquinas terão cobrança de ingresso ao custo de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) para estudantes e idosos acima de 60 anos.

PRÓXIMO FERIADÃO


Clique na imagem para ampliá-la

Já escolheu o próximo destino da sua viagem no próximo feriadão de outubro? É bom você correr para não ficar com as malas na mão no Dia das Crianças. Que tal um lugar fenomenal, no Aparados da Serra e distante da Ilha da Magia apenas 216 km? No Eco Resort Rio do Rastro o visual é de rara beleza, o atendimento de primeira, as atrações fantásticas e os amigos fenomenais.

FINALISTA EM CANNES

Show de vídeo e uma porrada no desgraçado (a) que estaciona seu carro em vagas para deficientes, em cima da calçada ou nas faixas para pedestres. Confira aqui